Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lino Vargas

Promover um encontro cultural, evidenciar talentos que estão fora da mídia, conhecer o que as pessoas estão produzindo, são algumas das metas do I GuruFestival, Festival da Canção de Gurupi, promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura,  que iniciou na noite desta sexta-feira, 9, quando 12 artistas subiram ao palco para defender a sua arte.

O evento foi aberto com o show de Genésio Tocantins, um dos artistas tocantinenses que tem suas musicas emplacadas em diversos festivais pelo Brasil e é reconhecido nacionalmente. Ele abriu o show com uma homenagem à dona Raimunda Quebradeira de Coco, uma das maiores líderes femininas do Tocantins, que partiu esta semana. Após a homenagem cantou diversas músicas de autoria própria e de colegas tocantinenses que são conhecidas e do gosto popular.

Competição

Iniciando a competição, o primeiro a subir ao palco foi o gurupiense, que mora há 17 anos em Cuiabá, Luth Peixoto, que cantou a música Afro Brasileiro. Ele destacou que embora tenha experiência em se apresentar em festivais, o GuruFestival o proporciona um sentimento de maior felicidade, pois estando longe da cidade natal por tanto tempo, poder voltar e se apresentar em um evento cultural é uma felicidade. “Dá um friozinho maior na barriga”, confidencia explicando também a proposta de sua música que é ressaltar a influência da ‘africanidade’ na música e cultura de forma geral.

Querenhapuque Sampaio,  de  Palmas , outro artista que estava felicíssimo em poder subir ao palco. Contou que ama festivais e que desde criança acompanha, pois é de família de músicos e sempre teve essa oportunidade de aprender com grandes artistas, pois, segundo ele, os festivais são palcos de grandes revelações. Ele elogiou a iniciativa da gestão pública municipal de abraçar essa causa e promover um festival, que é uma oportunidade de um grande intercâmbio cultural. “Gurupi sai à frente, pois pelo Brasil afora os festivais deram uma parada e Gurupi estar promovendo isso é um ganho fantástico para a cultura nacional. É uma iniciativa muito bonita”, destacou lembrando que Festival é o palco que mais revela grandes talentos.

Querenhapuque apresentou a música Iara, de sua autoria e de Quésia Carvalho, outra artista do Tocantins. “É uma música que estamos homenageando a nossa cultura e nosso folclore”, comentou.

O prefeito Laurez Moreira, destacou que o Guru Festival é um espaço para a valorização da cultura do Tocantins e do Brasil. “Hoje temos o prazer de receber artistas de vários estados brasileiros e da nossa terra o que abrilhanta esse evento e nos orgulha muito. Quero dizer que a cidade está aberta a todos os artistas e que a comunidade venha conhecer o talento dessas pessoas”, enfatizou.

A secretária de Cultura, Zenaide Costa, comentou sobre a felicidade da realização desse evento que foi pensando unicamente para promover a valorização cultural. Lembrou do histórico de Gurupi que no passado já realizou tantos festivais e agora a gestão tomou essa iniciativa que virou lei municipal,  e o Guru Festival terá de ser realizado todos os anos. “Gurupi já viveu muitos momentos profundos relacionados a festivais, já revelou grandes talentos, e agora estamos resgatando essa nossa identidade”, finalizou.  

E mesmo com a chuva torrencial que caiu antes do evento, as pessoas compareceram e elogiaram o evento, como o técnico de refrigeração, Francisco Pereira, que foi acompanhado pela a esposa e um casal de filhos. Ficou sabendo do evento pela mídia e fez questão de comparecer. “Gosto muito de música  e mesmo com esse temporal que caiu hoje à noite não deixei de vir conhecer esses grandes talentos que estão se apresentando. Valeu à pena sair de casa”, pontuou.

Quem também estava satisfeito como o nível das apresentações era o professor universitário e também cantor, Ed Wilson, que destacou que os jurados estão com uma tarefa árdua, pois escolher os vencedores dará trabalho. Ele aproveitou para destacar que o prefeito Laurez Moreira deu um grande passo para a promoção da cultura em Gurupi em retomar os festivais. “O prefeito teve uma grande ‘sacada’ em fazer esse resgate porque Gurupi sempre foi um berço de grandes revelações e tenho certeza que o Guru Festival vai tomar uma proporção grandiosa”, finalizou.

Premiações

Serão mais de R mil em premiação distribuídos entre as composições classificadas e as vencedoras do festival. Os prêmios são para o primeiro até o quinto lugar, e variam de um a sete salários mínimos.

Também serão premiados, a música mais popular, que será escolhida pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema na categoria Estado do Tocantins, e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.

O Gurufestival é uma ação da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Projeto Cultura e Arte por toda parte.

Neste sábado,  mais 12 artistas  subirão ao palco a partir das 20h, na Praça do Centro Cultural. E também haverá show com Dorivã.