Genésio Tocantins, cantor, compositor e um dos maiores expoentes da música regional, fará participação especial no projeto Pôr do Som – Circuito Tocantins-Araguaia de Música Regional na Praia, que levará apresentações gratuitas a cidades ribeirinhas durante a temporada de praia 2025.
Idealizado e com direção musical assinada por Genésio, o projeto foi criado e desenvolvido antes do acidente vascular cerebral (AVC) que o afastou temporariamente dos palcos em janeiro de 2024. Ainda em processo de recuperação, o artista retorna com uma presença simbólica e emocional, reafirmando seu compromisso com a cultura do Tocantins.
“Fazer parte desse projeto, mesmo com limitações, é uma forma de continuar presente e de mostrar que a música regional segue viva e forte”, afirma Genésio Tocantins.
A realização é da Tocantins Filmes, produtora com mais de 15 anos de atuação em projetos culturais no estado. Para Kécia Garcia Ferreira, produtora do circuito:
“Desde o início, sabíamos que o Pôr do Som só faria sentido com a participação do Genésio. Ele é o autor da proposta, é pioneiro da música tocantinense e representa um patrimônio vivo da nossa cultura. Sua presença, mesmo que parcial, dá autenticidade, força e propósito a tudo que estamos realizando com este circuito.”
Contemplado pelo Edital Rouanet Norte, do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto conta com produção da Tocantins Filmes, patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Correios. Tem ainda apoio das Prefeituras Municipais de Caseara, Pedro Afonso, Itacajá e Santa Tereza do Tocantins, da Sectur, da Secretaria da Cultura do Tocantins e do Governo do Tocantins.
O show conta com o cantor Braguinha Barroso, que apresenta repertório autoral e clássicos do cancioneiro popular tocantinense. As apresentações têm formato leve, intimista e com forte carga afetiva.
O Pôr do Som visa promover a circulação da música regional em comunidades com pouco acesso à produção cultural, transformando as praias do Tocantins em palcos vivos da identidade local.
O circuito prevê 10 apresentações ao longo da temporada. As quatro primeiras já estão confirmadas:
25 de julho – Caseara, às 20h
26 de julho – Pedro Afonso, ao meio-dia
26 de julho – Itacajá, às 19h
27 de julho – Santa Tereza do Tocantins, às 15h
Sobre a Tocantins Filmes
A Tocantins Filmes é uma produtora tocantinense focada no desenvolvimento de projetos e produção para TV, cinema, arte e cultura. Na área da música, tem projetos em parceria com os tocantinenses Genésio Tocantins, Dorivã Passarim do Jalapão, Wertemberg Nunes, Paulio Celecino e Juraildes da Cruz.
Sobre Genésio Tocantins
Genésio Tocantins, nome artístico de Genésio Sampaio Filho, é cantor, compositor e instrumentista nascido em 1958, em Goiatins. Autodidata, iniciou a carreira em festivais e lançou em 1988 seu primeiro disco, “Rela Bucho”, que lhe rendeu o Prêmio Sharp de Música como Revelação da Música Regional Brasileira. Radicado em Palmas desde 1989, Genésio é um dos pilares da identidade cultural tocantinense, com mais de 40 anos de trajetória e parcerias com nomes como Fagner, Pena Branca & Xavantinho, Braguinha Barroso, Wanda D’Almeida e Juraíldes da Cruz.
Em janeiro de 2024, sofreu um AVC isquêmico e desde então segue em reabilitação, com quadro estável e em recuperação. Sua obra continua influente e presente, como na série “Pablo e Luizão”, que traz sua canção “Nós é Jeca, mas é Joia” na abertura.