Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar capturou quatro homens que participaram do assalto à Agência dos Correios de Itacajá-TO, além de mais um homem e duas mulheres que juntamente com um dos participantes do roubo, se preparavam para dar apoio aos dois assaltantes no Povoado Cartucho. Ao todo, sete envolvidos foram detidos pela PM por participação no crime.

O assalto aconteceu na noite da última quinta-feira, 8, ocasião em que o gerente da Agência dos Correiros, juntamente com sua família, foi pego de refém por cinco homens que os forçaram a repassar dinheiro da instituição, valor não divulgado.

Na fuga, já na manhã da sexta-feira, 9, os infratores da lei saíram em direção a Araguaína-TO em dois veículos, um Renault Sandero, cor vermelha, onde estava a família do gerente e três dos assaltantes e uma caminhonete L-200 logo atrás com o gerente e mais dois assaltantes, ocasião em que, pouco antes de um povoado de nome Cartucho, a caminhonete capotou, oportunidade em que o gerente conseguiu escapar fugindo pelo mato. O Sandero continuou a fuga, vindo a libertar a família do gerente numa estrada vicinal localizada na Jacubinha em Araguaína.

A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências e cercou toda a região através do Grupamento de Inteligência, do Grupamento de Rádio Patrulha, do Comando de Operações Especiais (COE) de Araguaína e do Grupo de Operações com Cães (GOC) de Palmas, mantendo cerco e levantamentos visando produção de conhecimento com intuito de subsidiar a localização e prisão dos envolvidos.

Os policiais militares conseguiram localizar e capturar o primeiro infrator da lei, homem de 21 anos, na manhã de sábado, 10, na região do povoado Cartucho, município de Goiatins-TO. Em continuidade às diligências, a Polícia Militar conseguiu interceptar na Rua Boa Esperança, Setor Morada do Sol, em Araguaína, um veículo Fiat Pálio, cor preta, com dois homens e duas mulheres que supostamente estavam se preparando para dar suporte e resgatar os assaltantes que estavam na caminhonete que tombou.

A Polícia Militar constatou que um dos homens ocupantes deste veículo Pálio tinha participado do assalto e assim capturou também este segundo assaltante. Questionados acerca do assalto, um dos demais ocupantes informou que o terceiro assaltante se encontrava escondido em uma residência localizada na Rua São Pedro, Setor Vila Nova, onde os Policiais Militares conseguiram capturá-lo (homem de 24 anos que se encontrava de posse de um notebook de propriedade do gerente e que confessou sua participação no assalto).

Prosseguindo nas buscas, a Polícia Militar conseguiu localizar o quarto assaltante, homem de 19 anos, que também confessou ter participado do assalto. Ele estava escondido em sua residência localizada no Setor Patrocínio, em Araguaína-TO. Os sete envolvidos no crime e todo material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal, onde cada qual responderá à justiça conforme sua participação no assalto.

Suspeito é atingido durante confronto

Já neste domingo, 11, finalizando as diligências na parte da manhã, ainda no Povoado Cartucho, um dos envolvidos no assalto,  conhecido como China,  maior de idade, que ainda estava escondido no matagal, residente em Araguaína, foi localizado pela PM. Abordado, o criminoso reagiu com disparos de arma de fogo, no que os policiais revidaram os disparos de arma de fogo contra o acusado. Prestado atendimento preliminar, o acusado foi conduzido para Hospital em Itacajá, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. Com o indivíduo foi apreendido um revólver calibre 38.

A Polícia Militar destaca que a atuação neste tipo de ocorrência é de se preservar vidas e aplicar a lei. Segundo a PM, nos casos em que há resistência por parte do cidadão infrator, seguindo os limites preconizados nacional e internacionalmente sobre utilização da força e arma de fogo, não restou outra alternativa senão preservar a integridade física da equipe. A PM também informa também que já estão sendo adotadas as providências preliminares, conforme orienta a legislação específica.