Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cláudio Paixão Quesede Henrique, ressaltou o trabalho da superintendência para garantir ao acesso a moradia Quesede Henrique, ressaltou o trabalho da superintendência para garantir ao acesso a moradia

Os beneficiários dos primeiro lote, composto por 160 apartamentos, do Minha Casa Minha Vida - Entidades, Faixa 01, do Residencial Parque da Praia, na ALC-NO 33, próximo à Praia das Arnos, em Palmas, começaram a assinar, na manhã desta segunda-feira, 12, os contratos com a Caixa Econômica Federal. O empreendimento é fruto de parcerias entre o Governo do Tocantins, a Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (Facomto) e o Governo Federal.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sehab) da Secretaria das Cidades e Infraestrutura, Quesede Henrique, o Estado tem trabalhado para garantir o acesso à moradia. “Temos os projetos desenvolvidos diretamente pela superintendência e temos as parcerias que ajudam a fortalecer o atendimento ao público. Esse momento é de muita alegria para nós, pois é a realização do sonho de 160 famílias, e estamos trabalhando para atender cada vez mais pessoas”, ressaltou.

Emocionada, com as mãos tremulas, a pensionista Zelina Mauricio Nunes, assinou o documento. “Estou realizando um sonho de 63 anos. Essa é a minha primeira casa própria. Agora é só receber as chaves e entrar para dentro. Foram anos de luta, que agora se transforma em realidade. É a realização de um sonho, um momento de muita alegria, para mim, para meu neto e para minha nora que vão morar comigo”, comemorou.   

A presidente da Facomto, Veneranda Elias, destacou que a conquista é fruto da luta da instituição e das parcerias que foram firmadas. “Essa luta é dos movimentos sociais, é de nossa entidade, é de um grupo de pessoas que acreditou que valia a pena lutar por essas famílias. Conseguimos com o Governo do Estado um local, de excelência, para construção dos apartamentos, financiados pela Caixa Econômica, além da Prefeitura que foi nossa parceira”, ressaltou.

Os 160 apartamentos foram construídos em uma área de 9.005, 40m2, doada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins). No local também existem três parques infantis, uma academia, uma biblioteca, um centro comunitários e nos espaços livres serão construídas hortas comunitárias. Além dessa área, o Governo do Estado doou outra de 12.761,88m2, onde serão construídos mais 192 apartamentos da Faixa 1,5, do programa. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Infraestrutura, também realizou obras de infraestrutura de terraplanagem, pavimentação asfáltica em TSD, com sinalização, drenagem superficial e calçadas nas vias de acesso ao empreendimento habitacionais, nas Alamedas 1 e 2, na Quadra ALC-NO 33. A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado e conta com o recurso do governo federal, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).  

Entrega das Chaves

A entrega das chaves dos apartamentos está prevista para ocorrer na próxima semana, com a previsão de participação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy.