Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Por meio do projeto, os alunos mostram que atitudes como gentileza melhora a autoestima Por meio do projeto, os alunos mostram que atitudes como gentileza melhora a autoestima

O projeto, denominado Guarda-chuvas Amarelos, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas/TO, foi premiado no Desafio 2018 – Criativos da Escola, um prêmio que reconhece projetos protagonizados por crianças e jovens.

O projeto Guarda-chuvas Amarelos foi criado por alunos e procura desenvolver atitudes que demonstrem carinho e respeito pelo outro.  O projeto teve inspiração na campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo. A iniciativa começou na escola, com alunos sendo responsáveis pelo acolhimento dos colegas, pela recepção e por promover diálogos sobre a vida e conversas significativas.

Neste ano, o prêmio Desafio recebeu 1654 inscrições de crianças e jovens, destes, foram selecionados apenas 11 projetos, tendo como critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. Como prêmio, as equipes selecionadas participarão de um intercâmbio cultural e de estudos em Fortaleza, Ceará, no dia 4 de dezembro. A celebração pública do desafio terá transmissão ao vivo pelo canal YouTube do Criativos da Escola.

Como inspiração, o professor que acompanha os alunos durante a execução do projeto receberá R$ 500,00, e a escola ganhará R$ 1.500 para investir em ações relacionadas ao projeto.

O prêmio Desafio é uma iniciativa do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e atualmente está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Guarda-chuvas Amarelos

O projeto Guarda-chuvas Amarelos foi desenvolvido pelos alunos e tem como slogan “Seja um guarda-chuva na vida de alguém”. A escolha do nome se refere a acolher, proteger e cuidar.  Entre as ações, houve uma mobilização em toda a escola, palestras, correio amarelo, sessão de cinema e visita a instituições visando sensibilizar as pessoas sobre ações de prevenção ao suicídio. Os alunos realizaram mobilizações na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e no Parque Cesamar.

Gincana para ajudar mais pessoas

Atualmente, a escola está organizando uma gincana solidária, com a arrecadação de alimentos, de cabelos e de sangue. “Temos que levar o nosso projeto para mais pessoas, por isso, fizemos uma parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer. E os alimentos arrecadados vão ajudar as famílias que necessitam”, contou a estudante Caline Lopes Nunes.

A aluna Juliana Lima Ramos explicou que a ideia é ajudar o próximo. “Devemos levar para as pessoas palavras positivas e palavras de amor”, frisou. Falando sobre o prêmio, Juliana ressaltou que não esperava tamanho reconhecimento pelo projeto. “Não imaginava que íamos chegar tão longe. Agora, estamos mais animados para planejar outras ações”.

O projeto Guarda-chuvas Amarelos está sendo desenvolvido com o apoio da coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), Fauzia Rogers Jordy, e tem como professora responsável, Solange Maria Cavalcante Lima Ramos.