Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Profissionais que atuam no corpo de bombeiros militares de Colinas do Tocantins procuraram o Conexão Tocantins para denunciar a situação precária de trabalho às quais são submetidos diariamente.

De acordo com a denúncia recebida, o principal problema é com o local onde funciona o quartel dos bombeiros na cidade. A unidade está alojada em um galpão improvisado que foi cedido pela prefeitura e é utilizado pela administração municipal para armazenar entulho e sucata.

Cadeiras velhas e enferrujadas, além de sucata de eletrônicos estão amontoadas no local

As fotos enviadas pelo denunciante mostram pilhas de sucata e eletrônicos velhos que foram descartados e depositados no galpão. Dezenas de motocicletas, que provavelmente são frutos de apreensão, também estão amontoadas no local.

Veículos apreendidos estão depositados no galpão

Bombeiros têm que conviver diariamente com o lixo no local depositado pela própria prefeitura

O acúmulo destes materiais tem propiciado um ambiente perfeito para a proliferação de animais peçonhentos que colocam em risco até a segurança dos bombeiros. Ratos e escorpiões já foram encontrados no local. “ Somos obrigados todos os dias a prestar o nosso valoroso trabalho a sociedade, utilizando um ambiente precário e insalubre, que não possui as condições sanitária mínimas”, disse o denunciante.

Animais peçonhentos ameaçam a segurança dos profissionais

Convênio

Existe um termo de convênio realizado entre a Prefeitura de Colinas e Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins no qual a prefeitura se compromete a locar ou ceder imóvel para abrigar o quartel dos bombeiros na cidade.

De acordo com o termo, a prefeitura teria a obrigação de fornecer o imóvel com pintura e logomarca dos bombeiros na fachada. O imóvel também deveria ter cômodos suficientes para o funcionamento da sala de comunicação, setor administrativo, cozinha, alojamentos, banheiros e garagem para caminhões e veículos de passeio.

As despesas com água, energia, telefone e internet também seriam custeadas pela prefeitura. A manutenção do imóvel também deveria ser realizada sempre que solicitado pela corporação. “Já realizamos várias reclamações tanto na Prefeitura de Colinas como ao Governo do estado e nunca fomos atendidos”, relata o bombeiro.

Respostas

O Corpo de Bombeiros do Tocantins informou ao Conexão Tocantins que a prefeitura de Colinas, ainda no mês de outubro deste ano, foi notificada sobre as condições físicas e estruturais das instalações que abrigam a unidade dos bombeiros de Colinas. Na ocasião a administração municipal informou que já estaria providenciando a transferência do quartel para outro local.

Também procuramos a prefeitura de Colinas para saber quando o lixo será retirado do local, ou se haverá alguma manutenção ou transferência do quartel, mas a administração municipal não se manifestou.