Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Parte da história e dos conflitos da população negra no Brasil chega à tela do Cine Cultura nessa quarta-feira, 21, na Semana do Cinema Negro, evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. A abertura acontece na terça-feira, 20, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), do Morada do Sol, às 16 horas, com a exibição do curta metragem Cores e Botas.

A semana é promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Spatium Audiovisual, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e a Fundação Municipal de Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Educação (Semed). As exibições serão gratuitas e seguem até 25 de novembro.

De acordo com um dos produtores do evento, Nival Côrrea, a Mostra exibirá o que há de mais atual na filmografia brasileira sobre a questão racial. Serão exibidos os filmes nacionais: Vazante; A Última Abolição, Cores e Botas, produzidos entre 2012 a 2018, e o Americano Um Limite Entre Nós.

“O objetivo é mostrar no cinema os conflitos que os negros enfrentam em razão da questão racial, como o racismo e a descriminação”, afirma Côrrea. A cultura negra tocantinense também estará na Mostra, com o filme, O Giro da Folia, de Luiz Neiva, sobre a Folia do Espírito Santo de Monte do Carmo. A exibição contará com a presença do diretor.

Sinopses

Vazante

Início do século dezenove. Em uma fazenda imponente e decadente, situada na região dos diamantes em Minas Gerais, brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem com os conflitos e a incomunicabilidade gerada pela solidão e pelas tensões raciais e de gênero em um país que passa por um forte período de mudança.

A Última Abolição

Uma retrospectiva detalhada de um momento emblemático da história do Brasil, a abolição da escravidão, apresentado de uma outra perspectiva. Ao contrário do que foi pregado por livros didáticos e outras vertentes da história oficial por muito tempo, não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Áurea em 13 de maio de 1888 que libertou os escravos, e tampouco tal liberdade foi um presente ou um passo na direção da mitológica democracia racial.

Um Limite entre Nós

Não recomendado para menores de 12 anos

Anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

Programação

Terça: 20/11/2018

16h - Abertura no CEU Morada do Sol II

Exibição do filme: Cores e Botas

Quarta: 21/11/2018

14h30 - Exibição do filme: Cores e Botas

20h30 - A Última Abolição, Alice Gomes

Documentário| Brasil| 2018| 85’

Classificação: Livre

Quinta: 22/11/2018

14h30 - Exibição do filme: Cores e Botas

20h30 - O Giro da Folia com a presença do diretor João Neiva

Documentário| Brasil| 2012| 35’

Classificação: Livre

Sexta: 23/ 11/2018

20h30 - Vazante, Daniela Thomas

Drama/Aventura | Brasil|2017 118’

Classificação: 14 anos

Sábado: 24/11/2018

18h30 - A Última Abolição, Alice Gomes

Documentário| Brasil| 2018| 85’

Classificação: Livre

Domingo: 25/11/2018

18h - Um Limite Entre Nós, Denzel Washington

Drama| EUA| 2018| 2h20’

Classificação: 12 anos