Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira,  20 de Novembro, vai ser lembrado pelo Ponto de Cultura e Centro de Criatividade Arte-Fato com uma noite cultural para a população da Arno 33 e região. Música, teatro, dança e poesias, além de comidas típicas, estão na programação da noite, que tem entrada gratuita. O evento acontece a partir das 19h30, no Arte-Fato, Arno 33,  alameda 21, APM 02.

A programação será iniciada com palestra histórica sobre a escravidão, racismo e preconceito, apresentações de dança de rua, músicas e poesias, além da apresentação da peça teatral Da Independência à Lei Áurea. Haverá ainda venda de comidas típicas originárias da cultura negra.

Este é o quarto ano que o Arte-fato promove a Noite Cultural Consciência Negra, que, de acordo com o coordenador cultural, João Welson, está cada vez mais atraente. “A gente precisa lembrar que após 130 anos da abolição, o negro ainda enfrenta o racismo e a discriminação, uma questão que ainda precisa ser debatida até que deixe de existir”, disse.

Arte-Fato

O Arte-Fato é um projeto desenvolvido pela ONG Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), com sede na região Norte de Palmas - TO. Entidade, que desde 1998, realiza atividades de arte e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Em 2010, o projeto foi contemplado como um dos 10 pontos de cultura da Capital, por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Palmas, por intermédio da Fundação Cultural, Governo Federal - Ministério da Cultura, além de parcerias com a comunidade.

Em 2013, com a descentralização da cultura, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da FCP, a AASJN firmou convênio com a FCP para o Ponto de Cultura Arte-Fato ofertar parte das oficinas que eram desenvolvidas no Centro de Criatividade de Palmas.