Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Tocantins é o quarto melhor do País em colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. Os dados fazem parte do Boletim de Políticas Pública de Emprego, Trabalho e Renda publicado pelo Ministério do Trabalho em novembro deste ano, com base nas análises de informações do terceiro trimestre de 2018.

Para avaliar a efetividade do Sine, a pesquisa levou em conta a razão entre o total de colocados pelo Sistema e o total de admitidos no mercado de trabalho formal de maneira geral. Considerando o terceiro trimestre de 2018, no Tocantins 8,9% das admissões pelo mercado de trabalho formal se deram por meio da política de intermediação de mão de obra do Sine. Esse percentual está acima da média nacional que ficou em 4,2% e é o quarto melhor índice do País, atrás apenas de Alagoas (19,5%) Ceará (16,3%) e Paraná (11,8%).

De acordo com a gerente de qualificação e capacitação do Sine Tocantins, Cleudiana de Mesquita, os principais motivos para o resultado apontado pela pesquisa são; o empenho da equipe estadual e a busca constante de parcerias para oferecer aos trabalhadores oportunidades de capacitação: “Existe um grande comprometimento da nossa equipe em realizar um bom cadastro dos cidadãos que vêm até nós à procura de um emprego, isso ajuda a encaminhar o perfil mais adequado para cada vaga”. 

Outro importante serviço realizado no posto de Palmas e destacado pela gerente Cleudiana é a orientação oferecida aos candidatado para participarem das entrevistas de emprego. “O trabalhador que busca uma vaga conosco, quando demonstra interesse, participa de uma simulação de entrevista com nossa equipe. Nesse momento, podemos orientá-los quanto a postura adequada, técnicas para controlar o nervosismo e como serem claros na exposição de suas competências, no momento da entrevista real”, explica a gerente.

O Sine Tocantins oferece periodicamente inúmeros cursos de capacitação gratuitos em seus nove postos distribuídos pelo Estado, somente este ano 461 trabalhadores foram certificados. Além disso, o Sistema mantêm parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com objetivo de encaminhar pessoas para cursos de qualificação sem custos. Em 2018, foram 368 encaminhamentos.

A estudante de administração, Kátia Lopes da Costa, 19, confirma que a ação estratégica do Sine Tocantins faz a diferença. “Eu sempre fazia entrevistas de emprego, mas não conseguia passar nem da primeira etapa dos processos seletivos. Depois de fazer alguns cursos no Sine e receber orientações da equipe percebi onde estava errando e já fui chamada em duas empresas”. Kátia Lopes participou das turmas de “Marketing Pessoal” e “Auto Gestão de Atendimento ao Cliente”.

Além desses temas o Sine oferece cursos de Qualidade no Atendimento, Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho, Técnicas de Vendas, A Arte de Falar em Público, Orientações ao Secretariado, Elaboração de Currículos, Orientação Profissional, Empregabilidade e Autoestima, Motivação: O Pilar Para o Trabalho, Serviços de Supermercado, Excelência no Atendimento e Técnicas de Vendas, entre outros. Para mais informações sobre as agendas dos cursos os interessados podem procurar as unidades do Sine em Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional e Palmas – centro e Taquaralto.