Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fãs da arte urbana podem se capacitar gratuitamente na Oficina de Grafite que o Sesc Tocantins realizará por meio do artista visual Marcelo Camacho, das 14h às 18h nos dias 5 e 6 de dezembro no Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 5, ou quando do preenchimento das vagas disponíveis – 15 no total. A oficina é voltada para adolescentes (acima de 12 anos) e adultos interessados na técnica do grafite. 

Resultado da obra “Repetição3” em que o artista apresenta um trabalho de pintura utilizando a técnica de grafite, a oficina é construída mediante uma organização direcionada ao objetivo de instigar e incentivar nos participantes uma nova forma de expressão. Com um caráter introdutório para que os participantes tenham informação e técnica suficiente para continuar estudando e desenvolvendo seus próprios trabalhos e temáticas. Para participar, é necessário que o interessado leve duas (02) latas de tinta spray de cores variadas e o equipamento de proteção necessário, a máscara para pintura.

A oficina será dividida em duas partes: no dia 05 de dezembro, das 14h às 18h haverá a primeira parte, com uma introdução ao grafite (4h/aula). Apresentação inicial para que todos se conheçam; fala de introdução sobre história e estilos de pintura dentro do grafite; apresentação da proposta da oficina: uma pintura coletiva utilizando a técnica do grafite; prática – os participantes desenvolvem desenhos que servirão de referências para a pintura coletiva; e orientação e ajuda no desenvolvimento do desenho de cada participante.

No dia 6 de dezembro, também das 14h às 18h, acontece a segunda parte, a prática, com produção da pintura coletiva (4h/aula). Preparar o espaço externo com o papel kraft que receberá a pintura; breve introdução de como utilizar as latas de spray; prática – os participantes pintam os desenhos que desenvolveram na primeira parte da oficina; orientação e ajuda no desenvolvimento da pintura de cada participante e mostrar possibilidades de interação entre eles.

Perfil

Paulista, nascido em 1984, Marcelo Camacho vive e trabalha em Florianópolis (SC). Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2002-2005), trabalhou na editoria de arte do Jornal de Santa Catarina e Diário Catarinense (2011-2014). Participou de exposições coletivas entre 2005 e 2007, entre elas 37º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2005), 11º Salão Paulista de Arte Contemporânea – MAC – USP (2006), “6 Olhares”. Graphias – Casa da Gravura (2006), Mostra Sesc de Artes Circulações (2007) e exposição individual na “I Mostra do Programa de Exposições 2006 Centro Cultural São Paulo”. Trabalha com graffiti desde o ano 2000, com trabalhos em SP, RJ, SC e CE. Participou do evento “Santo André cidade graffiti” (2015) e do Festival Concreto 4 em Fortaleza (2017). Atualmente trabalha com ilustrações e pintura.

 As inscrições são gratuitas e limitadas e estão disponíveis no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsDkfUzp7t5uFTa2A2NXe-lakTOO7tDywiFgJfWlIoz8J6Eg/viewform