Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Antônio Wilson, de Araguaína, e Cruz Nonata da Silva, do Distrito Federal, foram os campeões da XIII Meia Maratona do Tocantins, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesse sábado, 1º de dezembro, em Palmas. O atleta de Araguaína completou os 21 quilômetros em 1h10min33. A vencedora na prova feminina fez em 1h24min18.

Esta é a terceira vez que Antônio Wilson conquista a Meia Maratona. Ele foi campeão nas edições de 2015 e 2017. “Fiquei muito feliz com a conquista. Trata-se da principal prova do Tocantins, com a participação de atletas de vários estados. Mesmo não estando na minha melhor forma porque venho de lesão e desgastes de competições, corri bem. No quilômetro 10 abri distância e me mantive na frente até o final”, destacou.

Na prova masculina dos 21 km, Antônio de Souza Dias, ficou em segundo lugar, seguido de Josimar da Silva, ambos do Maranhão. Entre as mulheres, Juliana Pereira (PA) foi a segunda colocada e Marizete Medeiros (RS), a terceira.

Na Corrida Popular, de 7 quilômetros, Fernando Nunes César, de Araguatins, ficou em primeiro lugar, e Renato Leitão, de Palmas, em segundo, na prova masculina. Giovanna Lacerda, de Palmas, venceu na feminina e Elivanir Barbosa, também da Capital, terminou em segundo.

“Foram meses de preparação especificamente para a Meia Maratona. É uma corrida que envolve os melhores atletas do Estado com corredores de alto nível. Foi uma competição muito boa”, ressaltou o vencedor dos 7 km.

A corrida reuniu cerca de mil pessoas, entre atletas , paratletas e estudantes, que disputaram provas de 21, 7 e 1km nas principais avenidas da Capital. Todos os participantes receberam medalhas. Os primeiros colocados das diversas categorias foram premiados com troféus e também receberão prêmios em dinheiro. Serão distribuídos mais de R$ 55 mil.

A largada foi dada pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, que também premiou os atletas participantes. “O esporte reflete em educação. É muito prazeroso participar de um evento como este, com mais de mil atletas de vários estados brasileiros. Nós precisamos, enquanto Governo do Estado, fomentar o esporte porque é um reflexo positivo para a educação”, frisou a Secretária.

A Meia Maratona já se tornou tradição na família de José Gonçalves. Há mais de 10 anos ele participa levando o filho Thalysson Vieira Gonçalves em cadeira de rodas. Thalysson teve paralisia cerebral e é apaixonado por esporte. “Ele é um atleta de bocha, mas também participa de corrida de rua desde 2005. Fica emocionado a cada prova que faz. Isso é qualidade de vida proporcionada por meio do esporte”, destacou José Gonçalves.

Os resultados podem ser conferidos no site www.centraldacorrida.com.br.