Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Natividade, no sudeste do Tocantins

Natividade, no sudeste do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Natividade, no sudeste do Tocantins Natividade, no sudeste do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 05 a Operação Febre do Ouro que tem como objetivo desarticular um suposto comércio ilegal de ouro extraído na região de Natividade.

Aproximadamente 24 Policiais Federais cumprem seis Mandados Judiciais de Busca e Apreensão expedidos pela Vara Federal de Gurupi e seis Mandados de Intimação nas cidades de Chapada de Natividade, Natividade, Santa Rosa do Tocantins e também em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

A investigação teve início a partir da realização de fiscalização em garimpo ilegal da região de Natividade, com posterior identificação dos principais compradores de ouro.

A medida visa desarticular o comércio ilegal de ouro extraído da cidade de Natividade e região, colher informações sobre os principais compradores de ouro e buscar elementos para estimar a quantidade de ouro extraída na referida localidade. Destaca-se que apesar de ser região conhecida pela exploração de ouro, não há a produção oficial declarada.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da união e extração ilegal de ouro.

O nome da operação faz referência ao fenômeno de migração de pessoas para os locais onde é descoberto a presença do valioso metal.

Rota do ouro

No mês de outubro a PF realizou uma outra operação na região sudeste do estado. A ação resultou no fechamento de um garimpo ilegal que funcionava em Natividade e Chapada de Natividade.

O minério extraído na região era comercializado no estado de São Paulo e também no exterior. O dinheiro identificados nas contas bancárias dos envolvidos foi bloqueado, visando a recuperação dos valores arrecadados com a extração e comércio irregulares.