Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A prefeitura de Palmas garantiu que o Parque Cesamar, um dos principais atrativos da capital, não está infestado de carrapatos transmissores de doenças, ao contrário do que vem sendo disseminado em redes sociais na última semana.

Um áudio que ganhou diversos compartilhamentos no whatsapp dizia que o local estava infestado de carrapatos-estrelas, que transmitem a febre maculosa. No áudio, o autor desconhecido diz que há mais de 170 capivaras no parque, animais que são os principais hospedeiros dos carrapatos.

Capivaras são presença frequente nas águas e gramados do Cesamar; prefeitura afirma que há controle populacional

A prefeitura informou que não há registros oficiais no município de contaminação por alguma destas doenças nos últimos anos e que tem adotado medidas de controle como, monitoramento das espécies de carrapatos encontradas no local, poda da grama e controle populacional de capivaras.

A prefeitura também repudiou a divulgação do áudio que chamou de alarmista e disse que tomará medidas cabíveis para identificar e punir os autores.

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) também foi às redes para combater a informação falsa. Em um vídeo divulgado no Twitter a prefeita disse que a informação de que o parque esteja infestado é uma mentira criminosa. A gestora pediu apoio da população para divulgar a informação verdadeira e ajudar a identificar os autores da fake news.

Doença

A febre maculosa é provocada pela bactéria Rickettsia rickettsii transmitida pelo carrapato-estrela. A bióloga Juliana Pinheiro Matias explica que o carrapato costuma ser encontrado com frequência em capivaras, mas também pode parasitar o homem. “Esse carrapato consegue sobreviver por um tempo na grama, mas ele procura um hospedeiro para se alimentar de sangue, seja a capivara ou um humano”.

Segundo Juliana, para evitar os carrapatos o ideal é evitar também o contato direto com a grama ou com os animais. Mas a bióloga alerta de que não há motivo para alarmismo ou até mesmo para se evitar o Parque Cesamar por este motivo. “O parque é um local seguro, não creio que seja necessário evitar a visitação por medo dos carrapatos, basta respeitar o espaço dos animais”, concluiu.

Carrapato-estrela transmite a febre maculosa (foto: divulgação)

Natal

O Parque Cesamar recebe diariamente centenas de pessoas que utilizam o espaço para lazer e prática de atividades físicas. Aos finais de semana a visitação do parque aumenta, principalmente no mês de dezembro, quando o local também recebe decoração festiva em comemoração ao natal.

 Parque Cesamar recebe decoração de natal no mês de dezembro e é atrativo para milhares de visitantes (foto: Edu Fortes)

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Palmas informa que não há registro oficial no Município, nos últimos anos, de ocorrência de febre maculosa ou doença de Lyme transmitidas por carrapatos contaminados pela bactéria Rickettsia rickettsii, causadora dessas doenças.

O Município tem adotado medidas rigorosas em relação a este controle, monitorando as espécies de carrapatos encontradas no local, mantendo a grama baixa, além da adoção de estratégias de manejo para controle populacional das capivaras.

A Administração Municipal repudia atitudes irresponsáveis e inconsequentes que buscam alarmar a população sobre a infestação desse parasita, divulgadas  em áudio, sem identificação do autor, via WhatsApp. O Município informa que irá adotar as medidas cabíveis para punir seus autores e mentores, que atentam contra o interesse coletivo.