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Seduc perdeu dados referentes a notas, conteúdos e frequência dos alunos armazenados em seu Data Center

Seduc perdeu dados referentes a notas, conteúdos e frequência dos alunos armazenados em seu Data Center Foto: Divulgação/Seduc

Foto: Divulgação/Seduc Seduc perdeu dados referentes a notas, conteúdos e frequência dos alunos armazenados em seu Data Center Seduc perdeu dados referentes a notas, conteúdos e frequência dos alunos armazenados em seu Data Center

A  Associação de Servidores Públicos de Tecnologia da Informação (Astic) emitiu um comunicado no qual faz um alerta para a situação da infraestrutura de Tecnologia da Informação no Estado.

Há uma semana a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sofreu um grande prejuízo, perdendo dados de cerca de 6 meses que estavam armazenados no data center da secretaria e que teria pifado, segundo a pasta, por causa das chuvas do começo do mês. As informações perdidas eram notas, frequências e conteúdos de alunos da rede pública estadual de educação.

Para a Astic, “o que aconteceu na Seduc foi falta de investimentos em segurança, replicação de dados, sistema de backup e data center de qualidade”, diz a nota.

O documento assinado pelo presidente da entidade, Helivan Lopes, denuncia ainda que praticamente todas as secretarias e órgãos do governo estão sujeitas a perda de dados por ataques virtuais, vírus, equipamentos queimados, problemas que, segundo Lopes, acontecem com frequência nos equipamentos mas que são resolvidos com agilidade pelos

servidores de tecnologia, minimizando os impactos negativos. “Nossa intenção é mostrar que o Estado tem profissionais empenhados em suas funções, mas sem estrutura ou investimentos para melhoria e continuidade dos serviços”, denuncia.

Pessoal

Segundo a Astic, o governo tem um número limitado de profissionais de TI, sejam contratados ou concursados, para dar conta de toda a demanda. De acordo com a entidade, são apenas 13 Analistas de Suporte Técnico (Redes, Servidores, Suporte especializado), 159 Analistas em Tecnologia da Informação (Análise, desenvolvimento, testes, treinamento, implantação, planejamento, projetos) e 65 Técnicos em Informática (suporte ao usuário, manutenção)

Segundo a associação, outro problema é que cada órgão do governo faz a gestão de sua própria TI, realizando serviços que, muitas vezes, gerando um retrabalho que aumenta custos e causa um mal aproveitamento dos profissionais. “A solução para muitos dos problemas é criar um órgão de tecnologia, para focar recursos, estruturar, padronizar e inovar o ambiente tecnológico. É importante que esse projeto seja discutido com a classe, que entende a situação do Estado e está há tempos suportando a estrutura existente”, finaliza.

Governo Esclarece

O Governo do Estado do Tocantins esclarece que está realizando um estudo para implantação da Agência Tocantinense de Tecnologia da Informação, que será responsável pelo gerenciamento de toda infraestrutura tecnológica do Estado, bem como dos servidores da área de Tecnologia da Informação. A Agência será implantada juntamente com a nova estrutura do Governo.

O Governo esclarece ainda que, já constava em seu plano de governo, uma ação para modernização dos sistemas de TI do Estado, após a constatação da falta de infraestrutura e gestão nos referidos serviços.

Sobre o quantitativo de servidores de TI do Tocantins, o Governo ressalta que existem 454 profissionais atuando em diversos órgãos do Estado.