Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Valdo França/Sesau

Foto: Valdo França/Sesau

A Oficina de Formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o objetivo de capacitar os atores envolvidos no controle social para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT inicia na próxima quinta-feira, 13, às 9h, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde - ETSUS. O evento será promovido pelo Conselho Estadual da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT.

Segundo a conselheira da saúde, Gracelena Miranda, as oficinas possibilitaram que o controle social nos estados se aproprie da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, compreendendo os impactos do processo da saúde e da doença tendo o trabalho como elemento, além de fortalecer o controle social para estimulação e criação das Comissões Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - CISTT em todo território nacional.

Ela explica ainda que a oficina vai estimular a construção de uma rede de comunicação entre as CISTT em âmbito nacional, além da participação do Controle Social, especialmente as CISTT no planejamento, execução e acompanhamento das ações de Saúde do Trabalhador e de VISAT realizadas pelos CEREST. A ação vai mobilizar a participação do controle social na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

Público

 - Membros da CISTT, conforme Resolução CNS nº 493/13, que conste na lista da CISTT Nacional, em funcionamento e prioritariamente as CISTT em município sede de CEREST. 

- Conselheiros de saúde, dirigentes das centrais sindicais, representantes de trabalhadores e das trabalhadoras, representante das associações, das ONG, dos sindicatos, das federações, das confederações, profissionais do CEREST, profissionais da saúde e dos demais órgãos públicos e entre outros.

- Conselheiros de saúde e membros da CISTT Estadual (titulares e suplentes), dirigentes sindicais (centrais sindicais), representantes de associações, sindicatos, federações, confederações de trabalhadores, profissionais de saúde, principalmente do CEREST, e demais órgãos públicos e entidades indicadas.