Os médicos inscritos no programa Mais Médicos do Governo Federal têm até amanhã (sexta-feira, 14) para se apresentarem aos municípios do interior do estado onde escolheram trabalhar e fazer a homologação.
Até o início desta semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 37 médicos haviam se apresentado para trabalhar no estado, destes, 22 já estariam trabalhando em municípios que não foram informados pela secretaria. O Ministério da Saúde liberou 92 vagas para o Tocantins.
Ainda de acordo com a pasta, o Tocantins possuía 141 profissionais médicos, do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, em 73 municípios. Do total, 101 eram cubanos que já deixaram o estado. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) teria até o dia 15 deste mês para retirar todos os profissionais do Tocantins, mas a informação é de que todos já deixaram os municípios.
A secretaria informou ainda que continuará dando suporte aos municípios para atendimento às populações em sua rede de hospitais.
Programa
O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência médica em regiões com carência de profissionais em todo Brasil.
O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. O repasse inicialmente era de R$ 10.570 por médico, desde 2016, o valor foi alterado para R$ 11.520.