Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Ex-governador Siqueira Campos recebe o ingresso número 1 para a confraternização dos pioneiros de Palmas

Ex-governador Siqueira Campos recebe o ingresso número 1 para a confraternização dos pioneiros de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ex-governador Siqueira Campos recebe o ingresso número 1 para a confraternização dos pioneiros de Palmas Ex-governador Siqueira Campos recebe o ingresso número 1 para a confraternização dos pioneiros de Palmas

Dezenas de pioneiros e pioneiras de Palmas (que chegaram à capital até 1995) realizam um grande encontro de confraternização no próximo sábado, 15, na Ilha Canela. Foi no Povoado Canela, onde hoje está localizada a ilha, a partir do enchimento do lago da UHE Lajeado, que tudo começou. Antes mesmo de iniciar as obras de construção de Palmas, o então governador José Wilson Siqueira Campos, reuniu-se em um barracão no povoado para apresentar o projeto da capital. 

Siqueira foi homenageado pelos pioneiros recebendo do empresário Henrique Lazaro Lopes Cardoso (Henrique Fragata) o ingresso número 1 e uma camiseta alusiva ao evento.

O encontro marcará, também, a reativação da Associação dos Pioneiros de Palmas (APP), sob a presidência da artista visual Luara Aquino. Segundo Luara, “esse é um dos momentos importantes para a associação e para todos os pioneiros que estão imbuídos do propósito de identificar, cadastrar e reconhecer a história verdadeira contada por cada um de nós”.

A presidente da APP disse, ainda, que o momento é importante também no sentido de valorizar cada pioneiro que veio nos primeiros momentos da implantação tanto da capital quanto do Estado do Tocantins. “Entendemos que isso tem valor em relação à memória histórica da cidade e, ao mesmo tempo, é patrimônio de vida de cada um, uma maneira de preservar, salvaguardar, conservar a história na sua essência. Com essa atitude, estaremos fazendo com que as raízes daquilo que foi implantado seja perpetuado e, ao mesmo tempo, possa ser reconhecido e ser apropriado pelas gerações futuras”, afirmou.

O ex-governador Siqueira Campos é o presidente de honra da Associação os Pioneiros de Palmas.

 Ilha Canela local da confraternização dos pioneiros de Palmas

 Pioneiros reunidos para comemorar o aniversário de 90 anos do ex-governador Siqueira Campos