Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Faet/Senar

Foto: Ascom Faet/Senar

Preocupado com a qualidade de vida de homens e mulheres, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu mais um evento da Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural. O evento aconteceu no município de Augustinópolis, em parceria com o Sindicato Rural, coordenado pela presidente Cassia Rejane Cayres Teixeira, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo foram atendidos mais de 100 pessoas entre homens e mulheres. 

As mulheres tiveram acesso a exames papanicolau e, na oportunidade, também aconteceu atendimento aos homens, onde eles realizaram exames PSA (sangue) para detectar possíveis indicativos de câncer de próstata.    

O presidente da Faet/Senar, Paulo Carneiro, falou da importância do programa “O principal foco do Senar é levar conhecimentos que promovam mudança de atitudes nas pessoas, visando uma melhor qualidade de vida da nossa população. O Programa Saúde da Mulher e Saúde do Homem, está permitindo que um grande número de pessoas tenha conhecimento sobre a importância do autocuidado e a prevenção dessas doenças", declarou o presidente. 

Para a presidente Cassia Cayres, o evento foi um sucesso e de suma importância para o município. “Foi uma experiência indescritível ver tantos produtores rurais felizes por estarem sendo assistidos, bem cuidados, tudo isso foi graças a ação do Senar, em conjunto com o nosso sindicato rural e o apoio da Prefeitura. Essa ação foi extremamente gratificante e só tenho a agradecer a todos os envolvidos e a equipe Senar que nunca mede esforços para nos atender", comentou. 

Uma das mulheres beneficiadas pela ação foi a produtora Maria Martins de Almeida, que disse que a muitos anos não realizava o exame. “Quero agradecer primeiramente a Deus e depois a todos que proporcionaram esse momento. Assim como eu aqui tem muitas mulheres que a mais de 15 anos não realizam esse exame e outras nunca nem fizeram", agradeceu a produtora.