Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ambulatório (área circulada) será a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas

Ambulatório (área circulada) será a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas Foto: Arte/Prefeitura Universitária)

Foto: Arte/Prefeitura Universitária) Ambulatório (área circulada) será a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas Ambulatório (área circulada) será a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas

 A aprovação do Orçamento do Governo Federal para 2019 na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, no último dia 13 de dezembro, trouxe boas novidades para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialmente os estudantes dos cursos da área de Saúde. A Lei Orçamentária Anual  (LOA) 2019 destina recursos da ordem de R$ 12.203.384,00 para a construção do prédio que abrigará o Ambulatório do Hospital Universitário (HU) da UFT, em Palmas.

O prédio será a primeira etapa do complexo hospitalar que será construído em uma área da UFT próximo da Avenida Teotônio Segurado, no centro da capital. Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, a obra revela a preocupação da UFT em cumprir sua função social e vai promover o aprimoramento da formação acadêmica dos discentes da área de Saúde. "A obra é um grande avanço para os cursos de Saúde e um passo importante da Universidade Federal do Tocantins, como instituição preocupada com sua contribuição social", disse o reitor.

O valor destinado para a obra é de bancada e foi indicado pela deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), que enfatizou a importância da ampliação da contribuição da Universidade para a sociedade por meio da prestação de serviços gratuitos na área da Saúde. "Ao fazer isso, a instituição eleva também a qualificação dos alunos como profissionais e cidadãos. São pessoas que deixam a Universidade com mais preparo e segurança para exercerem suas profissões", pontuou a parlamentar.

Confira a íntegra da LOA 2019, com a destinação do recurso para a construção do Ambulatório (página 34).

Descrição da obra

De acordo com dados da Prefeitura Universitária, o projeto do Ambulatório do HU prevê - em uma área total de 2.001,81m² - a construção de 48 consultórios (sendo oito adaptados para Portadores de Necessidades Especiais), Posto de Enfermagem, Farmácia, Sala de Coleta, Sala de Sutura, Ambiente para o Serviço Social, Sala de Procedimentos e Sala de Aula.

Atualmente a UFT tem mais de 20 especialidades médicas, além de vagas em mestrados de Ciências da Saúde, Educação em Saúde, Biotecnologia, entre outros, e que atuam de forma direta ou indireta na formação de profissionais para esta área. O Ambulatório também servirá como campo de estágio e de pesquisa clínica, e será um espaço para atuação de múltiplas especialidades e necessidades acadêmicas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Educação Física, Biologia e Serviço Social.

O Ambulatório - que é a primeira etapa do Hospital Universitário em Palmas - deverá ser erguido em uma área doada pelo Governo do Estado, num espaço de 54.254,00 m², na Quadra ACSUSO-20, Conjunto 2, no centro da Capital.