Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dorinha em reunião na Colônia de Pescadores em outubro desse ano

Dorinha em reunião na Colônia de Pescadores em outubro desse ano Foto: Jaciara França

Foto: Jaciara França Dorinha em reunião na Colônia de Pescadores em outubro desse ano Dorinha em reunião na Colônia de Pescadores em outubro desse ano

O Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap), vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, liberou recursos no valor de  R$ 236.000,00 destinados à aquisição de um caminhão refrigerado para transporte de mercadoria, que atenderá à Colônia de Pescadores de Tocantinópolis. O recurso é fruto de uma emenda da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), prevista no Orçamento deste ano.

Cerca de 450 famílias vivem na Colônia, tendo a pesca como principal fonte de renda. Os pescadores exercem a atividade no Rio Tocantins e no Rio Araguaia, em áreas próximas ao município de Tocantinópolis e em trechos dos estados do Maranhão e Pará. A Colônia gera cerca de 250 kg em pesca por semana, vendida apenas para os consumidores locais, o que limita a capacidade de geração de renda para as famílias que vivem da atividade na região.   

“No último mês de outubro visitei a Colônia e reforcei que estávamos trabalhando pela liberação desse recurso que agora comemoramos. Vamos acompanhar o processo licitatório para que o caminhão seja entregue o mais rápido possível para essas famílias”, afirmou a deputada Dorinha, que desde 2016 vem contribuindo com o fortalecimento da Colônia. A parlamentar viabilizou junto a Marinha a realização de um curso de Formação em Aquaviários para os pescadores associados.

O líder da Colônia, Walmir Alves Santana, reuniu os pescadores para começar o planejamento das mudanças nas atividades após a compra do caminhão. “Essa é uma conquista muito grande para nós e já estamos pensando nos novos consumidores, nas formas de escoar a nossa produção. Hoje não temos onde vender o que pescamos e com o caminhão começaremos a distribuir nossa pesca pelo Tocantins e também pelo Pará e Maranhão”, afirmou.