Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Secom/TO Treinamento e qualificação têm sido prioridades na Corporação Treinamento e qualificação têm sido prioridades na Corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) encerra mais um ano de trabalho com grande empenho e dedicação. Responsáveis por atividades como defesa civil, prevenção e combate a incêndios, salvamentos e socorros públicos, a Corporação do Tocantins obteve importantes resultados. Uma das conquistas comemoradas foi a descentralização dos cursos de especialização.

“Era um anseio da tropa. Levamos a Araguaína e Gurupi as especializações de Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Atendimento Pré Hospitalar (APH) instrutor e básico. Sendo que este último, por ser um conhecimento utilizado em quase a totalidade dos nossos atendimentos no CBMTO, deverá ser estendida a toda a tropa”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Outra conquista da Corporação foi na atuação do combate às queimadas e aos incêndios florestais. Dados do CBMTO apontam que, comparado ao ano de 2017, o Tocantins reduziu de 22.132 para 7.727 focos de calor em 2018. Possibilitando que o Estado saísse da posição de 4º para 7º no Ranking dos Estados que mais queimam no Brasil.

Em um trabalho preventivo, o órgão visitou os 11 municípios com maiores índices de calor em 2017, além de Palmas, realizando 1.261 visitas a propriedades rurais, entrando em contato diretamente com a população, envolvendo mais de 25 órgãos, além das prefeituras dos respectivos municípios.

Ainda na atuação do combate a incêndios, foram capacitados e treinados 366 brigadistas em 35 municípios do Estado; sendo que 252 foram contratados e atuaram em 29 municípios.

Investimentos

De acordo o comandante-geral, após diretrizes elaboradas no Conselho Orientador do Fundo da Amazônia Legal (Cofa), no mês de novembro, o órgão está trabalhando na inserção de um projeto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para investimento que ultrapassa R$ 35 milhões, na área de prevenção e combate a incêndios florestais. Os recursos seriam destinados à compra de materiais diversos, equipamentos individuais, viaturas, modernização do monitoramento, construção e reforma de unidades, entre outros.

Efetivo

Ciente da necessidade de aumento no efetivo, a corporação tem trabalhado no planejamento estratégico para expansão do CBMTO para os próximos 10 anos. “Já apresentamos o planejamento, ao governador Mauro Carlesse, em que será possível alcançarmos os 1.772 bombeiros previstos em nosso Quadro de Organização e Distribuição. Isso se faz necessário devido às baixas por reserva, quando devem ser incluídos anualmente 140 novos bombeiros”, explica o comandante-geral.

Números

No atendimento operacional como atendimento pré-hospitalar, buscas e salvamentos, resgate, combate a incêndios urbanos e rurais, entre outras, o Corpo de Bombeiros atendeu, nesta gestão, 11.017 ocorrências.

Por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa, mais de 200 bombeiros foram capacitados com cursos, treinamentos, palestras e outros.

Na Diretoria Técnica, foram analisados 2.034 projetos; vistoriados 6.133; 4.550 certificados emitidos. Com os serviços, foram arrecadados R$ 936.735,89.

2019

Para 2019, entre as ações previstas no Plano Plurianual da Instituição estão o planejamento de expansão do CBMTO e a construção do novo Quartel do Comando Geral e do Quartel da 2ª Cia de Taquaralto.