Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica da rodovia TO-126, trecho que liga o município de Tocantinópolis ao Povoado Ribeirão Grande estão em fase final, com um investimento contratual de R$ 6.731.631,47 do Tesouro Estadual. O trecho tem a extensão de 7,8 km. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região. A expectativa da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) é de que o trecho seja inaugurado e entregue pelo governador Mauro Carlesse à população, ainda em janeiro de 2019, segundo informou o presidente da Ageto, Virgílio Azevedo.

Segundo a Ageto, se o clima permitir até esta sexta-feira, 28, serão imprimados os últimos 600 metros chegando à ponte sobre o Ribeirão Grande, na divisa com a reserva indígena Apinajé. Os municípios de Itaguatins e Maurilândia têm cerca de 9,4 mil habitantes, mas a pavimentação dessa estrada vai beneficiar ainda os moradores dos povoados de Ribeirão Grande e Folha Grossa, ambos de Tocantinópolis, além da Aldeia Indígena Girassol, da etnia Apinajé.

Com o asfalto novo, para ir de Tocantinópolis ao extremo da região do Bico do Papagaio, a população reduzirá o trajeto em cerca de 100 km via BR-230. Pois atualmente essa viagem é feita passando por Luzinópolis, São Bento e Axixá. O novo trajeto será feito por rodovias estaduais e por dentro da reserva Apinajé, diretamente de Tocantinópolis, Maurilândia, Itaguatins e Sítio Novo. O único trecho não pavimentado será dentro da reserva indígena.

A expectativa da população é grande devido à dependência dos municípios vizinhos em relação a Tocantinópolis, onde estão as regionais representativas dos órgãos estaduais ou federais, comércio, hospitais e instituições bancárias. Com o asfalto será uma oportunidade de viabilizar e agilizar o desenvolvimento e o progresso dos pequenos municípios.

"Sabemos o quanto a pavimentação asfáltica é importante para o desenvolvimento de uma região. Hoje, temos a alegria de finalizar essa obra e atender aos moradores que aguardam por esse benefício. São centenas de famílias que dependem diretamente das boas condições de tráfego. E é pensando em melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses que governo do Estado está trabalhando”, conclui o presidente da Ageto, Virgílio Azevedo.