Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Recontratações foram publicadas no Diário Oficial do Estado

Recontratações foram publicadas no Diário Oficial do Estado Foto: Carlos Magno

Foto: Carlos Magno Recontratações foram publicadas no Diário Oficial do Estado Recontratações foram publicadas no Diário Oficial do Estado

O governo do estado restaurou os contratos temporários de mais de 800 servidores que haviam sido exonerados no dia 1º de janeiro. Entre os profissionais recontratados estão médicos, enfermeiros e outros profissionais do serviço de saúde, além de agentes administrativos, técnicos, analistas e auxiliares lotados na Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) para trabalhar no sistema prisional e socioeducativo.

As recontratações são divididas em 4 portarias da Secretaria da Administração, assinadas pelo secretário Edson Cabral de Oliveira e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 8. Somente na área da saúde o governo restaurou os cargos de 557 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais ligados à Secretaria Estadual de Saúde (Ses) para trabalhar nos hospitais públicos do estado.

O governo alega a “imprescindibilidade da manutenção de determinado quantitativo de pessoal no desempenho de funções públicas para a realização de atividades essenciais”.

A recontratação dos profissionais da saúde acontece após várias denúncias de problemas na saúde pública por falta de pessoal para prestar atendimento à população. No dia 2 de janeiro - um dia após os atos de exoneração - enfermeiros do Hospital Regional de Porto Nacional registraram boletim de ocorrência na delegacia da cidade por causa da falta de médicos para atender os pacientes na unidade.

Já no início desta semana um bebê morreu no útero da mãe no Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas. No boletim de ocorrência registrado por representantes do Conselho Federal de Medicina no Tocantins, o relato é de que a grávida não tenha recebido o devido atendimento médico.

Sistema Prisional

Outras duas portarias publicadas no DOE desta terça excluíram dos atos declaratórios de exoneração de 1º de janeiro os nomes de outros 260 servidores para trabalhar no sistema prisional e socioeducativo.

Assim como no caso da saúde, o governo justifica que as recontratações são necessárias para manter um número adequado de pessoal para o desempenho de atividades essenciais à população.

Entre os servidores recontratados para trabalhar no sistema prisional estão agentes administrativos, técnicos, auxiliares e analistas nas mais diversas áreas.