Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) iniciou 2019 cobrando direitos de servidores e visitando os profissionais nas unidades de saúde, expondo as metas da entidade para este ano, bem como esclarecendo dúvidas sobre os processos de mutirão jurídico, dentre outras demandas. 

Logo no dia 9, a diretoria do Sintras da regional de Colinas do Tocantins e os servidores públicos foram às ruas evocar a indignação da categoria pelo não recebimento do salário de dezembro e o 13° de 2018, além de outras pendências da gestão com o funcionalismo público. A diretoria registrou mensagem de uma possível greve e aguarda o atendimento do prefeito Adriano Rabelo para abertura de diálogo, visando solucionar todas as demandas para que todos os servidores possam receber seus devidos direitos.   

Outro destaque do Sintras é em relação ao lançamento dos certificados no sistema Qualifica. A entidade faz a orientação aos seus filiados que assim que concluírem os cursos de aperfeiçoamento profissional já podem cadastrar-se no Sistema Qualifica no Portal do Servidor, evitando perder as progressões por falta de apresentação de certificados. 

Também a entidade oficializou o Governo esta semana, reivindicando a publicação das progressões verticais. O Ato com 2.860 nomes de servidores foi assinado pela Comissão de Gestão, Enquadramento e Evolução Funcional do Quadro da Saúde – CGEFS, no dia 21 de dezembro passado. 

Para não ocorrer transtornos aos funcionários públicos, o Sintras relembra ainda do recadastramento dos servidores, que iniciou 18 de dezembro e segue até 28 de fevereiro de 2019, decretado pelo Governo do Estado no Diário Oficial de nº 5.257, do último dia 12 de dezembro. Conforme o decreto, o recadastramento realizado evita o bloqueio do pagamento do salário do servidor.

O sindicato reforça também sobre as ações do mutirão jurídico que vem garantindo tudo que há de direito pendente dos servidores públicos da saúde. Comunica também que quem ainda não entrou com a ação procure o Sintras para conferir os seus direitos atrasados e dar entrada com a ação judicial.  

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, reforça que a diretoria da entidade está disponível para auxiliar seus filiados caso houver dificuldades. “O servidor filiados ao Sintras deve procurar o diretor mais próximo para sanar dúvidas quanto ao recadastramento, lançamento dos certificados e em todas as questões da sua vida funcional. Nossa missão é evitar que os profissionais em saúde tenham prejuízos e garantir todos os seus direitos”, garante.