Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Lúcio Campelo no CAPS Lúcio Campelo no CAPS
  • O vereador alertou sobre a importância de cuidados com a saúde mental
  • Lúcio Campelo explicando o Projeto ao secretário de Saúde, Daniel Borini
  • Vereador Lúcio Campelo com equipe da Pequi FM

O vereador Lúcio Campelo (PR) convida o palmense a cuidar da saúde mental. Autor do Projeto de Lei (de número 007) que institui em Palmas/TO a campanha ‘Janeiro Branco’, o parlamentar estimula discussão sobre a temática, visitando órgãos e dialogando com a sociedade.

Nesta quarta-feira, 16, o vereador esteve na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). No CAPS, Lúcio alertou sobre os malefícios que o emocional abalado pode provocar, incluindo a depressão. “A depressão é um caso sério e que precisa de atenção. Ela é um dos distúrbios ocasionados por uma saúde mental abalada. Temos que cuidar e observar quem está próximo de nós”, disse.  Lúcio Campelo aproveitou para ouvir demandas da categoria.

Na Secretaria de Saúde, o parlamentar convidou o secretário da pasta, Daniel Borini, a pensar em ações envolvendo a saúde mental, e o secretário se dispôs a contribuir. “Já podemos marcar reunião para definirmos ações”, frisou Daniel. Borini adiantou prioridades, como a construção de outro CAPS para atendimento mais abrangente da população, incluindo o público infantil. Segundo Daniel, as obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Lúcio Campelo também esteve, nesta semana, em entrevista com o radialista Ted Brum, na rádio Pequi FM, 87,5, localizada em Taquaralto. “Em tempos de profundo adoecimento emocional da humanidade, uma campanha dedicada à promoção de saúde mental dos povos revela-se como um serviço de utilidade pública”, defendeu Lúcio, na oportunidade, aos ouvintes da rádio.

Nas visitas, Lúcio entregou panfleto informativo e lacinhos brancos. “Falar em saúde mental, em psicológico abalado, deveria ser recorrente nas instituições, mas ainda não é e isso nos preocupa. Perdemos muitos jovens e adultos, que acabam tentando contra a própria vida, por depressão, distúrbios causados pelo emocional. Ter um mês dedicado a essa temática é muito importante”, defende o vereador.

Campanha e seus Objetivos

A campanha Janeiro Branco tem como símbolo um laço branco e o poder público deve promovê-la, através de divulgação mediante decoração, na cor branca, nas sedes da administração pública municipal, logradouros públicos e monumentos.

O poder público municipal também ficará responsável por realizar ações educativas, promovendo palestras, seminários e cursos. A campanha Janeiro Branco já é realizada em algumas regiões do País e em Palmas, através do projeto do vereador Lúcio Campelo, também receberá atenção.

São objetivos principais: esclarecer à sociedade civil sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprofissionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade.

O PL foi apresentado pelo vereador em dezembro e está em tramitação na Câmara de Palmas. O Janeiro Branco passará a integrar o calendário oficial de datas e eventos da capital.