Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sarah Pires

Foto: Sarah Pires

Em 2019, diversos projetos voltados para áreas como educação, saúde, esporte e geração de renda passarão a integrar a lista de iniciativas apoiadas pelo Instituto EDP no Tocantins, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP.

Um dos projetos que será desenvolvido durante o ano no Estado, o Projeto Aprender e Crescer será expandido para a cidade de Miracema-TO. Em parceria com a Associação Atlética Atenas, a ação busca, por meio da prática do futebol, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e promover a democratização do acesso aos mecanismos educacionais, culturais, esportivos e humanísticos. O programa já está presente nas cidades de Paranã, Lajeado, Peixe e Palmas.

“O IEDP procura apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano e social. Por isso, buscamos firmar parcerias com projetos transformadores, tanto para as pessoas que participam das ações quanto para as comunidades como um todo. Acreditamos que a descoberta de como cada um pode fazer a diferença torna a sociedade melhor e gera oportunidades para o crescimento equilibrado e sustentável das áreas onde atuamos”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Além do Tocantins, outros programas serão desenvolvidos nos estados de São Paulo, Ceará, Espírito Santo e Amapá e se somam às atividades já promovidas nas regiões onde a EDP está presente.

Alguns destaques

Em 2019, o Orquestrando Sonhos,  desenvolvido em parceria com a Associação das Famílias do Pecém, vai realizar concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira no Ceará, promovendo a troca de experiência entre os músicos da OCB e 160 menores em situação de vulnerabilidade e oferecendo formação musical para as crianças e jovens e criando uma orquestra infanto-juvenil.

Um dos projetos que será desenvolvido durante o ano no Espírito Santo é o “Cidadania Em Ação 2019”, que acontecerá em Ibiraçu e vai focar em promover o acesso de idosos à cidadania, educação e arte por meio de experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.

Qualificar adolescentes e jovens talentos que vivem em situação de vulnerabilidade social, em escolas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, é o objetivo do projeto Agência Jovens Protagonistas. Atuando com formação audiovisual e difusão por meio do Canal Comunitário de TV, o programa facilita a profissionalização dos jovens para que se tornem agentes cidadãos multiplicadores de conhecimentos.

Conheça os projetos aprovados no Edital EDP 2019:

Projeto/ONG

Descrição

Área de atuação

Projeto Cidadania Em Ação 2019 / Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte

Promover acesso à cidadania,  educação e arte por meio de experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer a idosos com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.

Ibiraçu / ES

Aprender e Crescer / Associação Atlética Atenas

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e democratizar o acesso de crianças e adolescentes aos mecanismos educacionais, culturais, esportivos e humanísticos pela prática do Futebol.

Paranã, Lajeado, Peixe, Miracema e Palmas / TO

Agência Jovens Protagonistas / Associação Celebreiros

Qualificar adolescentes e jovens de escolas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que vivem em situação de risco de vulnerabilidade social por meio da formação audiovisual, realização de produtos audiovisuais e difusão por meio de exibições e no Canal Comunitário de TV, garantindo que os jovens atendidos se profissionalizem e se tornem agentes cidadãos multiplicadores de conhecimentos.

São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba / SP

Orquestrando Sonhos / Associação das Famílias do Pecém

Desenvolver na criança e adolescente a capacidade de se comunicar através da música, buscando aperfeiçoamento nos elementos de desenvolvimento pessoal e de transformação social, no município de São Gonçalo do Amarante.

São Gonçalo do Amarante / CE

Ritmos: Capoeira, Música E Dança para Pessoas Com deficiencia / Associação das Famílias do Pecém

Ofertar oficinas de música, dança e capoeira exclusivas para pessoa com deficiência do município de São Gonçalo do Amarante, com profissionais capacitados. Serão disponibilizadas 60 vagas durante os 24 meses de projeto, para que os usuários possam realizar oficinas por um período maior, possibilitando mais um espaço de inclusão social.

São Gonçalo do Amarante / CE

Brinquedoteca - Alegria de Viver / Associação de Pais e Amigos dos Excep de Baixo Guandu

Proporcionar às crianças e adolescentes com deficiência oportunidades de experimentar, conhecer, explorar e manipular objetos, vivendo experiências diferentes, construindo seu conhecimento, desenvolvendo sua criatividade, autonomia e iniciativa, ampliando suas potencialidades perceptivas, afetivas e sociais e contribuindo para o atendimento especializado realizado pela equipe multidisciplinar da APAE.

Baixo Guandu / ES

Futebol Esporte E Vida / Associação dos Moradores de Mascarenhas

Oferecer oportunidade de aprendizagem de duas modalidades de esporte, mostrando as regras e trabalhando os fundamentos de cada uma delas, com acompanhamento e orientação de um profissional. Desenvolver o bem-estar psico-físico-social das crianças e adolescentes do bairro de Mascarenhas, através do esporte. Auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da cidadania, colaborando para a  inclusão social como elemento aglutinador e eficiente meio de prevenção à marginalização, às drogas e à violência, sendo um fator de incentivo aos estudos e à redução da evasão escolar.

Baixo Guandu / ES

Orquestra Contemporânea Brasileira / Associação dos Amigos da Arte - AAMARTE

Realizar concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira no Ceará, promovendo a troca de experiência entre os músicos da OCB e 160 menores em situação de vulnerabilidade por meio da oferta de formação musical para crianças e jovens e criando uma orquestra infanto-juvenil.

São Gonçalo do Amarante / CE

Projeto Sinfonia - Transformação de Vidas Através da Música / Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba

Promover a inclusão social e contribuir para a formação, difusão e valorização da educação e da cultura através do ensino da música instrumental gratuita, envolvendo diretamente 80 crianças, adolescentes e jovens do município de Pindamonhangaba e distrito de Moreira César.

Pindamonhangaba / SP

Campeões Uchi Mata Judô / Associação Uchimata Judô

Proporcionar às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social acesso à prática de esportes, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas e contribuindo, também, para formação da cidadania, criando obrigações, estimulando a personalidade intelectual e física bem como oferecendo chances reais de integração e inserção social, afastando-os das drogas e violência. O objetivo é formar atletas de alto rendimento e futuros campeões no esporte e na vida, além de proporcionar a prática de um esporte saudável como forma de lazer.

Cariacica / ES

Projeto Além da Rua - Festival de Artes e Conexões / Ato Marketing Cultural

Transformar o cenário local e buscar o apreço pelas boas parcerias que se estabelecem. Dessa forma, o festival se realiza em rede, sendo resutlado da união participativa entre artistas, empresas e apoiadores.

São Gonçalo do Amarante / CE

Adequar para Melhor Atender / Casa de Oração Missionários da Luz

Contempla melhorias físicas necessárias para a ampliação do Serviço de Convivência, que hoje atende 15 (quinze) idosos, mas poderia atender até 40 (quarenta). Adequar a infraestrutura para iniciar o atendimento no Serviço de Acolhimento Institucional para abrigar até 20 (vinte) idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social. O centro de convivência evita isolamento dos abrigados através da participação da comunidade.

São José dos Campos / SP

Apoio à Criança e Adolescente / CMDCA Laranjal do Jari

Promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente de Laranjal do Jari.

Laranjal do Jari / AP

Expansão do Serviço de Neurologia para Rede SUS / GACC São José dos Campos

Expandir o serviço de neurocirurgia oncológica no Hospital Centro de Tratamento Infanto Juvenil Fabiana Macedo de Morais, do Grupo de Assistência à Criança com Câncer - CTFM/GACC. Proporcionar aumento do serviço de neurologia por meio de tratamento especializado e integral aos pacientes da rede SUS com neoplasia de sistema nervoso central atendidos pela Instituição.

Vale do Paraíba / SP

Amparo Ao Idoso / Hospital de Amor

Desenvolver um programa de acolhimento e amparo aos idosos, provendo cuidado em sentido amplo, tratando não apenas dos aspectos clínicos de suas enfermidades, mas também relacionados ao bem-estar geral, bem como sintomas sociais da doença e suas sequelas.

Nacional

Caravana do Esporte / Instituto Esporte Educação

Contribuir para a formação de crianças e adolescentes, por meio da reflexão sobre a importância das práticas da cultura corporal relacionada aos jogos e aos esportes como ferramenta de educação, inclusão e transformação social em comunidades de baixa renda e de baixo índice de desenvolvimento humano.

Baixo Guandu, São Gonçalo do Amarante, Laranjal do Jari / BR

Futebol de Rua Pela Educação Ano VIII / Instituto Futebol de Rua

Estimular a prática esportiva e motivar a permanência na escola, incentivando a integração entre aluno, escola, família e comunidade.

A definir

Combati O Bom Combate / Instituto Harmonia Ambiental E Social

Promover o esporte, priorizar a atividade física, ocupar o tempo ocioso, fazer a inclusão social acompanhando o aluno e sua família até seu ingresso na Faculdade, oferecendo de forma GRATUITA aulas de Jiu-Jitsu e Karatê para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de comunidades de baixa renda.

Cachoeiro de Itapemirim / ES

Caravana das Artes / Instituto Mpumalanga

Contribuir para a formação de crianças e adolescentes, por meio da reflexão sobre a importância das práticas da cultura corporal relacionada aos jogos e aos esportes como ferramenta de educação, inclusão e transformação social em comunidades de baixa renda e de baixo índice de desenvolvimento humano.

São Gonçalo do Amarante /CE

Ambulatório de Cuidados Paliativos e Dor de Pacientes / Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

Implantar dentro da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, um ambulatório de cuidados paliativos e dor, para pacientes com câncer na cidade de Fortaleza que tenham ou não passado por procedimento cirúrgico.

Ceará

Longevidade Com Dignidade /Lar Torre de Melo

Auxiliar na manutenção do serviço de acolhimento de longa permanência oferecido pelo Lar Torres de Melo. Manter e repor todos os bens móveis e imóveis da instituição; pagar os profissionais e despesas de água, luz e telefone da instituição; comprar insumos médico-hospitalares e material de limpeza; custear a alimentação dos idosos; realizar atividades que visem manter a vida dos idosos ativa – passeios e festas temáticas.

São Gonçalo do Amarante / CE

Psicoativa / Rochativa

Promover qualidade de vida e saúde para crianças e adolescentes através de atendimentos psicológicos individuais, integração familiar e oportunidade de tratamento na área de Psicologia para crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas municipais e estaduais parceiras da Rochativa.

Cachoeiro de Itapemirim / ES

Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde – Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213).

Para saber mais sobre o Instituto EDP, acesse: www.institutoedp.org.br