A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Hemorrede Tocantins realiza entre os dias 22 e 24 de janeiro o Curso de Atualização em Gerenciamento de Resíduos Hospitalares, na Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaína, com o objetivo de capacitar os servidores que atuam nos hospitais estaduais e demais unidades de saúde do Estado na área de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde.
O curso irá contemplar as seguintes áreas: legislação hospitalar, obrigatoriedades do serviço hospitalar referente a resíduos; classificação dos resíduos; etapas do manejo; potencial de reciclagem; controle de infecção hospitalar; biossegurança/segurança no trabalho e construção e/ou revisão do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRSS.
Os temas a serem abordados no curso serão apresentados e discutidos com base em informações técnico-científicas nas áreas específicas de conhecimento. O curso está previsto para ser desenvolvido em um ambiente favorável à aprendizagem e à realização de atividades individuais e grupais, contando com recursos didático-pedagógicos.
“Essa capacitação em gerenciamento de resíduos no serviço de saúde busca qualificar o maior número de servidores e gestores das unidades de saúde da região norte do Estado para desenvolver o pleno gerenciamento de resíduos gerados em suas unidade com foco no cumprimento da legislação, em resposta a necessidade de minimizar a geração desses resíduos, aumentando a segurança dos servidores no manejo dos mesmos, com a atenção voltada para a preservação do meio ambiente”, explicou o gestor ambiental do Hemocentro Coordenador da Capital, Marildo de Sousa Ribeiro.
Para a responsável pela Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, o sucesso para o manejo de resíduos hospitalares está no compartilhamento do conhecimento. “A educação ambiental contribui para um melhor resultado no plano de gerenciamento em resíduos de saúde. A Hemorrede por sua vez, desempenha papel fundamental no compartilhamento de informações e conhecimento, atuando na capacitação dos profissionais das unidades hospitalares. Essa capacitação torna os profissionais conscientes da importância do cumprimento da política de gestão ambiental”, disse.
A farmacêutica e bioquímica, Elza Angélica, gestora ambiental do Hemocentro de Araguaína lembrou a importância da troca de experiências e a cooperação técnica entre os participantes. “A capacitação surgiu da necessidade de um melhor gerenciamento dos resíduos nas unidades de saúde, e a partir da experiência de 10 anos da Hemorrede na gestão de resíduos hospitalares poderemos compartilhar esse conhecimento. Para nós da Hemorrede é bastante enriquecedor essa capacitação. Acreditamos que essa é uma excelente oportunidade de troca de experiência e cooperação técnica entre a Hemorrede e as demais unidades de serviço de saúde”, declarou.
As unidades de saúde da região central e sul do Estado também receberão o Curso de Atualização em Gerenciamento de Resíduos Hospitalares no próximo mês.