Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Visando atender a um número maior de usuários e identificando uma grande procura no horário do almoço e após às 17 horas, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o atendimento para o serviço de emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o último dia 16, o atendimento passou a ser ininterrupto das 7 às 18 horas.

A ampliação do horário é válida apenas na sede da secretaria, que fica localizada à Rua Sete de Setembro, 555, Centro. Nas unidades básicas de saúde (UBS), a emissão dos cartões segue o horário normal de atendimento.

Quais benefícios

O Cartão SUS garante ao cidadão o atendimento nas UBS e hospitais que integram a rede do SUS. Com o cartão, o usuário tem acesso a tratamentos e medicamentos gratuitos, bem como o cadastro no Sistema Fly-Saúde, que permite o agendamento de consultas em Araguaína por meio do 0800 da Saúde (0800 641 2200).

Os objetivos do cartão são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, por meio do acesso a uma base nacional de dados. As vantagens, para os usuários, são a rapidez no atendimento e o acesso ao seu histórico de saúde pela internet.

Já para os gestores, as vantagens são no acesso a sistemas que facilitam o planejamento e a determinação de prioridades das ações da saúde, auxílio na identificação de áreas problemáticas e na formulação de políticas públicas e auxílio na distribuição de medicamentos adquiridos pelo SUS.

Como fazer

O cartão é gratuito e para solicitá-lo o cidadão precisa apresentar carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência atualizado. Quando o cidadão muda de município, é recomendável que procure a Secretaria da Saúde do novo endereço para atualizar seus dados cadastrais.