Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Iniciou nesta segunda-feira, 28, na sede do Sistema Faet/Senar, o treinamento de “Gestão em Assistência Técnica e Gerencial – ATeG” para 25 (vinte e cinco) instrutores credenciados da instituição. O objetivo é capacitá-los para que fiquem aptos a repassar o conteúdo do treinamento aos produtores do Estado que serão atendidos pelo Projeto Agro Senar.  

Os instrutores do Senar Tocantins terão acesso aos indicadores utilizados na metodologia da ATeG e irão repassar o conhecimento básico para os produtores, sensibilizando-os da importância do controle gerencial da propriedade rural. A ideia é que esses multiplicadores façam o nivelamento dos produtores participantes, buscando, assim, melhores resultados ao final do Projeto.

O zootecnista Erique Costa do Senar Rondônia, responsável pelo treinamento, explica que o foco é apresentar e explicar como funciona a Assistência Técnica e Gerencial. “Durante toda a semana estaremos abordando temas como organograma de trabalho, custos de produção, identificação e interpretação de indicadores e planejamento”. Segundo ele, esse é o diferencial da entidade: preparar os seus instrutores para a realidade que será encontrada no campo.

O presidente do Sistema, Paulo Carneiro, destacou a importância da ATeG pelos resultados positivos apresentados em todas as regiões do País. “As melhores transformações nas propriedades rurais aconteceram em função da Assistência Técnica e Gerencial, visto que o acompanhamento individualizado permite ao produtor o acesso a tecnologias adaptáveis a sua realidade”, argumenta.

O projeto Agro Senar, com duração de 24 (vinte e quatro meses), visa selecionar e atender 825 produtores rurais de todo o Estado do Tocantins das cadeias de Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Piscicultura, Fruticultura e Ovinocaprinocultura. Os produtores participantes receberão consultorias mensais, além de cursos de Formação Profissional Rural – FPR voltados para a cadeia desenvolvida.