Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Araguaína segue ampliando a rede coleta de esgoto neste ano com mais 12 km de nova tubulação, no Centro e no Bairro São João. O sistema já cresceu 330 km desde 2013. As implantações permitem que o município aumente o tratamento dos resíduos e se torne uma cidade cada vez mais sustentável. As obras são executadas pela BRK Ambiental com supervisão da Prefeitura, por meio da Secretaria da Infraestrutura.

Nesta terça-feira, 29, cinco trechos estão interditados para receber a nova rede. A Avenida Cônego João Lima, entre as Ruas Trinta e Um de Março e Voluntários da Pátria; a Avenida Castelo Branco, entre a Rua Treze de Maio e a Avenida Primeiro de Janeiro; a Rua Dois de Julho, entre a Rua Falcão Coelho e a Avenida Primeiro de Janeiro; e dois pontos na Avenida Primeiro de Janeiro, entre as ruas Princesa Isabel e Humberto de Campos, e entre as ruas Porto Alegre e Humberto de Campos.

O sistema de esgoto de Araguaína também receberá outro grande implemento: a construção da nova estação de tratamento de esgoto da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto do Lontra (ETE-Lontra).  As obras foram iniciadas no final do ano passado e serão continuadas em 2019.

Fim das perfurações no asfalto

Durante as obras, pelo mesmo percurso da nova rede de esgoto, será feito um trabalho para trazer todas as redes de água que estão no meio da rua para as calçadas. Essa mudança dará fim às intervenções de manutenção com perfurações no asfalto, garantindo uma vida útil muito maior às novas ruas pavimentadas.

Em 2019, serão realocados mais de 17 mil metros de redes de água para a calçada, além de perfuração de novos poços nos setores Maracanã e Universitário.

Mais calçadas com acessibilidade

Araguaína também está investindo na mobilidade urbana, garantindo a acessibilidade de todos. Juntamente com a rede de esgoto, as novas calçadas implantadas estão sendo feitas com acessibilidade, inclusive com implantação de centro-guia para cegos.

Em 2018, foram instaladas mais 35 km de calçadas com acessibilidade, atendendo os setores Vila Aliança, Alaska, Senador, Central e São João. Mais 20 km de calçadas acessíveis serão instaladas em 2019.

Desde 2013 até o final deste ano, Araguaína terá investido em mais de 120 km de calçadas com acessibilidade. Os setores Oeste, Aeroviário, Jardim Esplanada, São Miguel, Céu Azul, Itapuã, Maracanã e Universitário contam com calçadas acessíveis. Os setores Lago Azul 1, 3 e 4, Construindo Sonhos, Parque do Lado e Costa Esmeralda também foram entregues com infraestrutura completa e calçadas com rampas.