Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Sesmu

Foto: Divulgação Sesmu

A Prefeitura de Palmas esclareceu, nesta quinta-feira, 31, que ainda não há nenhuma definição sobre o valor da tarifa de transporte urbano na Capital para o ano de 2019 e que, em razão de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a gestão, o Ministério Público Estadual (MPE/TO) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturb), ao final de cada ano é obrigatória a apresentação e análise de ampla documentação que compõe a planilha de custos do transporte coletivo municipal para eventual revisão tarifária.

A responsabilidade pela análise desta documentação, segundo a gestão de Palmas, é do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMTT), que é formado por 39 membros que representam o poder público e sociedade civil organizada, como por exemplo, o próprio Ministério Público Estadual, OAB-TO, DCEs, CDL e Acipa.

Segundo a gestão, um amplo debate é feito em várias câmaras temáticas do CMAMTT. A Prefeitura informa ainda que há, inclusive, uma câmara temática exclusiva para discussão tarifária, que conta com participação de 14 entidades representativas da sociedade. "E, com objetivo de tornar as discussões ainda mais democráticas e transparentes, o conselho propôs, e foi aprovado por unanimidade, que todas as entidades que desejarem ser incluídas nos debates poderão participar", informou à imprensa. 

De  acordo com a Prefeitura de Palmas, somente após as discussões que estão sendo realizadas, considerando a participação de todas as entidades, será definido se haverá mudanças, ou não, no valor da tarifa. Todas as informações referentes os estudos estão disponíveis no site da Prefeitura de Palmas, no seguinte link.