Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por meio de nota o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) manifestou repúdio contra a medida provisória nº 2, publicada pelo governador Mauro Carlesse no Diário Oficial do Estado de nº 5.291, na última sexta-feira, 1º de fevereiro. A medida suspende por 30 meses reajustes e concessões de progressões dos servidores públicos da saúde.

Em sua nota o sindicato diz entender que, com a medida, o Governo do Estado declara que é contra a valorização de servidor. “Entendemos que o Estado necessita de uma reorganização financeira urgente, mas tirar dos servidores seus direitos é provar que temos um governador contra a categoria, contra as pessoas que fazem essa máquina funcionar”, diz o presidente Manoel Pereira de Miranda. 

Miranda afirma ainda que o problema não é do servidor. “A culpa do caos financeiro do Estado, não é do servidor, mas sim de todos os gestores que já tiveram a oportunidade de recuperar a situação crítica financeira deste Estado, mas optaram por prejudicar mais ainda os servidores públicos, que fazem parte das centenas de famílias tocantinenses. Uma vergonha para o povo do Tocantins”, diz o presidente.

De acordo com a entidade sindical é de conhecimento de todos que anualmente há necessidade de um reajuste salarial em virtude do aumento de produtos e serviços dos diversos setores reajustados conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Segundo o sindicato, o governo tem total ciência do que significa um reajuste salarial na renda mensal do servidor, principalmente de muitos que são pais de famílias. “Ele (governo) tem conhecimento de que o aumento salarial traz o poder de compra para os profissionais de saúde, acompanhando a inflação do período e viabiliza a condição de como ele garantirá o sustento de seus dependentes, que muitas casos depende daquela única renda”, argumenta o Sintras em sua nota.

Ainda segundo o sindicato, outro ponto determinante no governo, que levou a este cenário, é a falta de planejamento e competência para fazer a gestão para os tocantinenses, pensando em uma saúde, educação e segurança pública de qualidade. “A falta de sensibilidade é tanta que o governo teima em atacar os seus verdadeiros parceiros do governo que são os servidores públicos tocantinenses”, argumenta o Sintras em sua nota.

A diretoria do sindicato informa que não aceitará que os direitos sejam violados por uma simples canetada, “utilizaremos de todos os meios legais como, diálogo com nossos legisladores, mobilização da categoria e jurídicos entre outros, para contrapor essa medida arbitrária e descabida do governo, para que os servidores públicos da saúde, filiados ao Sintras, não paguem pela falta de gestão dos gestores que já se propuseram administrar o Estado do Tocantins. 

A direção do sindicato informa que já reuniu com os advogados da entidade para discutir medidas cabíveis diante da atitude do governo e que, nesta semana, reunirá  com a diretoria executiva para deliberação de ações junto aos servidores filiados ao sindicato.