Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cia Art’Sacra divulgou o resultado da seleção de elenco para a Paixão de Cristo 2019. A lista pode ser conferida no site oficial da Companhia (www.artsacra.com). Nesta primeira etapa foram selecionados um total de 53 atores. Porém, ainda há vagas para o elenco principal e de apoio, figurantes e equipe de produção da 16ª edição do espetáculo.

Podem participar pessoas de todas as idades, com ou sem experiência e de todas as religiões. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da companhia (www.artsacra.com). Os ensaios acontecerão sempre aos finais de semana, até a data do evento, com possível inserção de ensaios extras à noite, conforme a necessidade da direção do espetáculo.

O espetáculo tocantinense é considerado um dos maiores a céu aberto do País. A Paixão de Cristo 2019 acontecerá na Sexta-Feira da Paixão, dia 19 de abril de 2019, em local que ainda será definido. Estima-se a participação de cerca de 500 voluntários, dentre equipe técnica, atores e produção.

Elenco

De acordo com o presidente da Cia. Art’Sacra e diretor do espetáculo, Valdeir Santana, os selecionados vão participar semanalmente de uma preparação de elenco, com um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e capacidade de criar e interpretar.

Roteiro

Conforme o preparador de elenco e roteirista da Paixão de Cristo 2019, Leo Sampaio, o espetáculo está com novidades. “Pensamos em inovar, sem perder a qualidade e a mensagem da Paixão de Cristo. Este ano o público perceberá a influência e a participação das mulheres dentro da Paixão de Cristo, pois, mostraremos a Paixão através dos olhares das mulheres que diretamente fizeram parte da vida de Jesus naquela época”, alega. Ele reforça sobre a grande participação de mulheres na companhia. “Não poderíamos deixá-las passar despercebidas de forma alguma, pois o próprio Cristo esteve tão próximo de cada uma delas”, complementa.

Segundo ele, o roteiro foca a descendência das mulheres da família de Jesus para dentro da Paixão, até a chegada da sua Mãe Maria. “A Samaritana, Madalena, Maria e Marta, dentre outras, onde cada uma delas mostrará como era a paixão de Cristo, esta paixão que começou no amor ao próximo em acolher cada pessoa desprezada, rejeitada e excluída, até mostrar ao mundo o mais belo e verdadeiro amor que foi morrer de na cruz, mostrando que Ele nos ama e nos acolhe de braços aberto na Cruz. Pois a cruz não é sinal de morte, mas de vida e vida em abundância”, finaliza.

Espetáculo

A Paixão de Cristo 2019 foi aprovada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura para captação de recursos no valor de R$ 289 mil reais, em fase de captação, e busca empresas e/ou pessoas físicas que possam reverter o valor a pagar do imposto de renda em patrocínio cultural e garantir a divulgação da marca antes e durante o evento.

Para o presidente da Cia Art’Sacra, o sucesso do espetáculo é fruto do resultado de meses de dedicação dos atores e produtores. “Emocionar as pessoas através da Paixão de Cristo é missão que Deus nos confia a cada ano. Confiamos em poder contar com as pessoas, empresas, governos estadual e municipal para eliminar as dificuldades financeiras e distanciar imprevistos no evento”, declara Valdeir Santana.

Doação

A art´sacra criou o canal de doação para o espetáculo, link: http://artsacra.com/seja-um-colaborador/ formato de financiamento coletivo, a partir de doações de qualquer valor, para ajudar o grupo realizar o evento por eventuais faltas de patrocínios.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.