Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Moradores têm que buscar água no poço artesiano da cidade

Moradores têm que buscar água no poço artesiano da cidade Foto: Itallo Coelho

Foto: Itallo Coelho Moradores têm que buscar água no poço artesiano da cidade Moradores têm que buscar água no poço artesiano da cidade

Moradores de São Félix do Tocantins, a cerca de 227 km de Palmas, estão sem água encanada há cerca de 3 dias desde que a bomba hidráulica da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) queimou.

O guia de turismo Itallo Fernando dos Santos Coelho disse que esta é a primeira vez que o problema ocorre na cidade. “Estamos sem água desde que um raio caiu e queimou a bomba de captação. Não sabemos se o equipamento será consertado e quando será consertado”, disse o morador.

Segundo Itallo, além de todos os transtornos provocados pela falta de água em casa, como dificuldade para fazer limpeza e preparar comida, até as escolas estão liberando os alunos mais cedo da aula por causa da falta de água. “As escolas estão liberando os alunos e o povo está indo tomar banho nos rios porque em casa não tem condições. Por causa do problema, cerca de 1600 habitantes estão sendo prejudicados.

De acordo com informações da ATS, a captação de água em São Félix do Tocantins é feita com bombas em manancial subterrâneo através de um poço de quase 100 metros de profundidade.

ATS

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) esclarece que após diagnóstico do problema, encaminhou a São Félix nesta quinta-feira, 7, o material necessário para os reparos no sistema de bombeamento. Em razão do longo período de deslocamento, a equipe técnica irá realizar os reparos necessários para normalizar o abastecimento em até 24 horas. (Atualizada às 16 horas)