Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Conselho de Ética do PSDB deu parecer pela expulsão da prefeita de Palmas

Conselho de Ética do PSDB deu parecer pela expulsão da prefeita de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Conselho de Ética do PSDB deu parecer pela expulsão da prefeita de Palmas Conselho de Ética do PSDB deu parecer pela expulsão da prefeita de Palmas

O presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Ataídes Oliveira, divulgou nota a respeito da polêmica em torno do parecer pela expulsão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro da legenda, em decisão tomada pela Comissão de Ética do partido na última segunda-feira, 11. Segundo o comunicado de Ataídes, “o procedimento interno administrativo em face da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, segue o princípio do devido processo legal, de fonte constitucional e os ritos previstos no estatuto do partido, e corre em sigilo”.

Consultada, Cinthia Ribeiro também se manifestou através de sua assessoria de comunicação e informou que soube de sua expulsão do PSDB “por meio da imprensa e que sua defesa até o momento não teve acesso à referida decisão”.

A informação de que o Conselho de Ética do PSDB decidiu pela expulsão de Cinthia do partido foi divulgada pelo jornalista Lailton Costa do Jornal do Tocantins. A decisão teria sido baseada no apoio de Cinthia às candidaturas ao Senado de Vicentinho Alves (PR), Eduardo Gomes (MDB) no ano passado, em detrimento à candidatura de Ataídes que também concorria ao senado.

Para o conselho, a prefeita infringiu o código de ética do partido, defendendo interesses alheios aos da legenda. O estatuto estabelece que os filiados devem apoiar e envolver-se nas campanhas dos candidatos da própria sigla.

O PSDB no Tocantins tem 15 dias para analisar o parecer da comissão de ética. Caso a prefeita recorra, o estatuto prevê decisão da executiva nacional.