Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Aline Belous

A Escola Municipal Benedita Galvão, Setor Bela Vista, recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, a ação do Projeto Pé de Sombra com o plantio de aproximadamente 10 mudas, dentre árvores frutíferas e de espécies nativas do Cerrado. Alunos da unidade participaram da ação que tem o intuito de conscientizar e mobilizar toda a comunidade escolar quanto aos cuidados para o bom desenvolvimento das plantas e sobre os benefícios que elas podem trazer.

A diretora da escola, Marilene Mendes, relata que na unidade a ação favorecerá acolher os alunos de forma mais confortável, considerando que as calçadas estão recebendo a arborização. Por ser uma das primeiras escolas fundadas na Capital, a unidade já contempla em seu interior algumas espécies adultas. “Daremos continuidade ao projeto na escola, ensinando os alunos a terem mais cuidado com o meio ambiente e com a conservação dessas plantas”, relata. De acordo com a gestora, o projeto desperta nos estudantes a vontade de melhorar o meio ambiente e o local em que vivem.

ETI Santa Bárbara e Escola Municipal Francisca Brandão

Na última terça-feira, 12, a ETI Santa Bárbara, no Setor Santa Bárbara, foi contemplada com o plantio de cerca de 30 mudas. Alunos da escola ajudaram no plantio, que se deu em volta da unidade.

Mesmo já tendo grande parte da área arborizada, a Escola Municipal Francisca Brandão, Arse 121, também recebeu a ação com o plantio de cerca de 20 mudas nas calçadas externas.

A aluna Emanuele Sofia Costa Lira, 2° ano do ensino fundamental da ETI Francisca Brandão, ajudou no plantio e disse estar ansiosa para que as árvores cresçam logo. A ação do projeto reforçou em Emanuele e seus colegas o entendimento de que as plantas precisam ser regadas e cuidadas para que possam se desenvolver.

O professor Francisco Ribeiro de Sousa trabalha na unidade há cerca de 10 anos, e ao longo desses anos, contribuiu muito com a arborização e cuidado empenhados às árvores adultas que hoje embelezam os pátios da escola. Francisco ressalta a importância da iniciativa do projeto em sequenciar aquilo que cresceu vendo seus pais fazerem e que se propôs realizar em seu local de trabalho, por gosto e na melhor das intenções. “Ao incentivarmos as crianças desde cedo a fazerem isso, certamente teremos um futuro, uma cidade, um país melhor, com mais árvores e melhor qualidade de vida em todos os sentidos”, diz.

Projeto

Algumas escolas da rede acolhem o projeto paisagístico Pé de Sombra, criado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

O projeto vem sendo executado desde 2017 com o intuito de plantar milhares de mudas de árvores nativas do Cerrado tocantinense em áreas próximas às escolas e centros de educação infantil de Palmas.

O plantio das árvores obedece as especificidades do Plano de Arborização do Município, que identifica o déficit arbóreo nos locais e o tipo de plantas existentes na região, além das particularidades de cada escola.