Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Secom/TO

Foto: Secom/TO

O Governo do Tocantins começa a oferecer na tarde desta sexta-feira, 15, a travessia de pedestres, por meio de embarcações do tipo voadeira, na cidade de Porto Nacional. O serviço será ofertado para aqueles que optarem realizar a travessia do Rio Tocantins sem utilizar a ponte  na TO-255.

O transporte será ofertado de forma gratuita por embarcações da Defesa Civil.  “Todo o processo já foi finalizado com objetivo de garantir o tráfego das pessoas e a segurança dos passageiros durante a travessia”, explicou Virgílio Azevedo,  presidente da Agência de Transportes e Obras (Ageto).

De acordo com o gestor, o transporte  será realizada por  pilotos preparados e habilitados. “Os condutores possuem Carteira de Habilitação para embarcações, conhecida como Rais. Conseguimos disponibilizar duas voadeiras, equipadas com coletes salva-vidas e  o serviço irá funcionar durante todo o dia”, explicou Virgílio Azevedo.

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência.  Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre  as condições da via.

A Ageto também trabalha na instalação das rampas para possibilitar o atracamento das balsas que devem realizar a travessia de veículos. O atracadouro oeste, do lado de Porto Nacional, já está pronto, e as obras estão concentradas no lado leste, em Pinheirópolis. A expectativa é de que o serviço comece a ser oferecido em 15 dias.