Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pais de alunos de Rio Sono cobram da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) a liberação do serviço de ônibus escolares para o transporte de alunos das regiões rurais de Canjarana, Prata e Grotão para o Colégio Estadual de Rio Sono,  localizado na sede do município. Segundo os responsáveis pelos alunos, as aulas começaram há cerca de duas semanas e os estudantes estão perdendo aula, por falta do transporte escolar.

Os pais cobram da secretaria a liberação imediata do referido transporte, pois para eles a falta do mesmo, durante duas semanas é muito tempo para ser recuperado. Para os pais a defasagem nas aulas vai interferir negativamente no aprendizado das crianças.

Conforme um dos pais, Sebastião Miranda Rodrigues os responsáveis já planejam realizar uma manifestação na terça feira dia 19, caso o problema não seja resolvido até essa data. Eles esperam a sensibilização da Secretaria de Educação e do próprio governo no sentido de resolver de imediato o problema do transporte.

Os pais tem procurado a direção da escola, mas a mesma garante que a resolução do problema depende exclusivamente da Seduc. Segundo a direção, a Prefeitura de Rio do Sono não é responsável pelo atendimento da segunda fase do ensino fundamental no município, fase em que estão os referidos alunos, mas sim o Estado por meio da Secretaria.

A Seduc informou que o transporte escolar em Rio Sono é feito por meio de parceria com a prefeitura. A secretaria faz o repasse financeiro ao município que, por sua vez, disponibiliza o transporte. Ainda segundo a Seduc, o repasse tem sido feito regularmente e já contatou a prefeitura para que o transporte escolar seja normalizado. Caso o município não o faça, a Seduc informou que irá realizar o transporte de maneira emergencial para que os jovens não percam mais aulas.

Confira a resposta da Seduc na íntegra.

A respeito da demanda deste veículo de comunicação, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que o transporte dos estudantes da rede estadual que residem na zona rural de Rio Sono é feito por meio de parceria entre a Seduc e a prefeitura municipal. À Secretaria, compete efetuar o  repasse financeiro para este fim, o que vem sendo realizado regularmente, conforme cronograma pré-estabelecido. A Seduc já está dialogando com o Município, visando a imediata normalização da oferta do transporte escolar. Caso a prefeitura não retome tal oferta - conforme estabelece o convênio -, o Estado realizará o transporte, como medida emergencial, para garantir que os alunos cheguem à escola.