Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O processo com pedido de expulsão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi arquivado por decisão da Executiva Nacional do partido em reunião nesta quarta-feira, 20.

O procedimento administrativo disciplinar já havia sido suspenso pela justiça que havia marcado audiência de conciliação entre a prefeita e o presidente regional da legenda, o ex-senador Ataídes Oliveira,  para dia 27 de março. Entretanto, a o PSDB Nacional avocou o processo, decidindo por seu arquivamento. 

Entenda

No ultimo dia 11 a Comissão de Ética do PSDB decidiu pela expulsão de Cinthia pelo fato de a prefeita ter declarado apoio às candidaturas ao Senado de Vicentinho Alves (PR) e Eduardo Gomes (MDB) no ano passado, em detrimento à candidatura de Ataídes que também concorria ao Senado.

O juiz Zacarias Leonardo, da 4ª Vara Cível de Palmas, concedeu decisão favorável à Cinthia. A defesa da prefeita manifestou que o procedimento administrativo disciplinar estava permeado de vícios, tais como tomada de decisão unilateral e falta de isenção da comissão.

Ao suspender o processo, o magistrado citou que a decisão de expulsar Cinthia da legenda - especialmente no cargo de prefeita que ocupa - pode ter efeitos nocivos irreversíveis. “Efetivado um ato desse jaez em face de um integrante da agremiação partidária, máxime quando ocupante de cargo público relevante, como é o caso da postulante, logo a imprensa cuidará de noticiar a todos os ventos o ocorrido, tornando a reversão praticamente impossível do ponto de vista dos efeitos deletérios a ela inerentes”.