Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, através das unidades operacionais, conseguiu recuperar, somente nesta semana, de 17 a 22 de fevereiro, 20 veículos furtados ou roubados, no estado. Operações, blitz com identificação veicular e abordagens a suspeitos foram cruciais para as apreensões no estado. No ano de 2019, a PM já recuperou e iniciou processo de devolução dos veículos a 141 proprietários. Uma média de 03 veículos recuperados, por dia. Em dois dias de fevereiro, por exemplo, a PM recuperou 16 veículos, sendo 08 por dia (05/02 e 21/02).

A PM tem detectado que a maioria dos veículos furtados ou roubados, recuperados pela instituição são motocicletas e motonetas. Dos 141 casos, 98 são de motocicletas e motonetas.

Na semana, 37 cidades apareceram nesta modalidade de apreensão. Os números da semana ocorreram nas cidades de Marianópolis, Lajeado, Filadélfia, Palmeirópolis, Porto Nacional, Paraíso, Palmas, Gurupi e Araguaína. O exemplo mais abrangente foi Marianópolis, na quinta-feira, 21, na região do Assentamento Manchete, no qual veículos foram multados por estar em desacordo com a legislação, recuperação de quatro motos roubadas, prisão dos condutores e de outro indivíduo por porte ilegal de arma de fogo.

Pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), duas motocicletas roubadas durante Operação de Interdição da Ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional. Uma motocicleta, JTA/Suzuki EN 125, 2008/2008, placa de Palmas/TO foi abordada e, após aplicadas técnicas de identificação veicular, foi constatado se tratar de veículo com restrição de Furto/Roubo nos sistemas de consulta. Outra moto, uma Honda/C100 BIS, 1999/1999, de cor azul, placa de Porto Nacional, a condutora também não portava documentação e ao submeter o veículo a técnicas de Identificação Veicular foi possível verificar a existência de registro de Furto/Roubo.

Em Miracema, equipes da PM detectaram um grupo de indivíduos em atitude suspeita, dentro de um matagal. Ao efetuarem abordagens, foi detectada uma motocicleta vermelha, com placas de Paraíso. Pela técnica da identificação veicular, foi detectado que o veículo possuía placas adulteradas, de outra motocicleta. Condutor detido e motocicleta apreendida, encaminhadas para delegacia.

Em Paraíso, viaturas realizavam patrulhamento quando abordou cidadão em atitude suspeita, em uma moto vermelha e preta, sem placas e com chassi cortado. O veículo possuía motor de motocicleta de Santa Fé do Sul/SP e com restrições de circulação. Autor e veículo apresentados na delegacia para procedimentos.

As identificações veiculares são fruto de cursos realizados pela PM, no estado. Este ano, a PM já realizou mais uma capacitação em identificação veicular, desta vez, no dia 22 de fevereiro, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Arraias, foi sede da capacitação.

Para o comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, o Tocantins continua acima da média, em recuperação de veículos automotores furtados ou roubados. Conforme estatística, 02 em cada 03 veículos furtados ou roubados no estado são recuperados pela PM.