Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Graças a requerimento do vereador Lúcio Campelo (PR), aprovado na Câmara de Palmas nessa terça-feira, 26, a capital tocantinense contará, em breve, com a primeira Unidade Básica de Saúde Especializada em Tratamento à Terceira Idade. De acordo com o parlamentar, já há conversação em Brasília/DF, com o senador Eduardo Gomes (MDB), pela liberação de recursos para as obras. “Estamos correndo atrás dessa demanda junto ao senador para que seja instalada em Palmas a primeira clínica de gerontologia especializada ao idoso do Brasil”, reforçou Campelo.

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram crescimento considerável da população idosa no País. Segundo Projeção Populacional de 2018 do Instituto, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060, passando dos atuais 9,2%  para 25,5%.  Ainda segundo dados, já em 2039, haverá mais idosos que crianças.

No Tocantins, estima-se 120 mil pessoas com mais de 60 anos. “Precisamos atender de forma especializada a nossa população idosa que é mais frágil e necessita de cuidados especiais. Para tanto, precisamos de espaço com estrutura adequada e com profissionais capacitados”, frisa o parlamentar.

A Unidade Básica vem para somar com o Parque Vida Ativa da Melhor Idade (Centro de Convivência da Maturidade) e com a Universidade da Maturidade (UMA), atuantes em Palmas.