Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Em reunião nesta última terça-feira, 26, com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cristiano Barbosa Sampaio, a Comissão de Aprovados no concurso da pasta, conseguiu a confirmação de que o certame será prorrogado por dois anos.

O gestor garantiu aos aprovados que o ato de prorrogação será publicado no Diário Oficial antes do seu vencimento. O certame vence no próximo dia 08 de março. De acordo com a Comissão, o secretário também informou que será criado um cronograma de nomeação dos 95 remanescentes que aguardam a convocação nos próximos 60 dias.

Durante evento de entregas de viaturas realizado neste mês o governador Mauro Carlesse chegou a afirmar que pretendia dar andamento às demandas da categoria assim que o Estado se enquadrasse na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Nesta semana o governo anunciou a nomeação de 202 aprovados no concurso da Defesa Social depois de uma determinação judicial. Assim como certame da pasta, o concurso da Polícia Civil foi realizado em 2014 e desde então vem progredindo a passos lentos. O curso de formação foi realizado dois anos após a primeira etapa. As primeiras nomeações aconteceram apenas em 2017 e prestes a vencer e a completar cinco anos o concurso segue com 95 aprovados aguardando para serem nomeados.

Para o aprovado para o cargo de perito criminal, Luiza Taina dos Reis Mota, a prorrogação do certame demonstra boa-fé do governo em dar andamento ao concurso, mas é imprescindível que junto com essa notícia o governo também se preocupe em apresentar um calendário com um cronograma de nomeação dos aprovados que estão aguardando há quase cinco anos.

"O governo precisa apresentar um cronograma com a data de convocação dos aprovados porque não dá para ficarmos por mais dois anos aguardando um posicionamento do Estado sobre quando começaremos a trabalhar. Já faz quase cinco anos e agora, prestes a vencer achamos que finalmente a nomeação viria, mas a resposta que temos é que devemos continuar aguardando. Então se for para ser assim, que seja com uma data definitiva para esta espera acabar", pondera Luiza.

Concurso

O concurso da Polícia Civil tem atualmente 95 remanescentes, que já concluíram o curso de formação, e esperam ser convocados para atuar na Segurança Pública do Estado. A última convocação nomeou 60 aprovados em junho do ano de 2018.