Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Apenas uma balsa foi liberada em Porto Nacional

Apenas uma balsa foi liberada em Porto Nacional Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Apenas uma balsa foi liberada em Porto Nacional Apenas uma balsa foi liberada em Porto Nacional

Apenas uma das duas balsas disponibilizadas pela empresa Pipes para fazer a travessia no Rio Tocantins entre Porto Nacional e o distrito de Nova Pinheirópolis entrou em operação. A outra embarcação ainda necessita de adequações apontadas pela Marinha para navegar pelo trecho.

A informação foi confirmada pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), que afirmou que na semana passada uma equipe da capitania realizou Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário na região onde estava sendo efetuado, provisoriamente, por embarcações da Defesa Civil, o serviço de transporte fluvial. Na ocasião, também foram verificadas, preliminarmente, pela equipe da CFAT, condições de segurança das balsas que estavam atracadas. Segundo a Marinha, “na ocasião, não foram encontradas discrepâncias que contraindicassem a operação das embarcações inspecionadas, no tocante à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica causada por embarcações”.

A CFAT retornou ao local nesta quarta-feira, 27, para realizar uma inspeção naval nas balsas e constatou que a embarcação que havia sido inspecionada na semana passada não apresenta discrepâncias que impeçam a sua operação, enquanto que a outra embarcação apresenta discrepâncias restritivas, relacionadas à documentação de segurança, de modo que essa embarcação deverá iniciar a sua operação na localidade somente após sanar tais discrepâncias, o que, segundo a empresa, já está sendo providenciado.

A Capitania informou ainda que a balsa inspecionada na semana passada não depende de nenhum laudo da Marinha para entrar em operação.