Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Câmara de Palmas realizou nesta quinta-feira, 28, audiência pública para prestação de contas do 3° quadrimestre de 2018 sobre ações e serviços de saúde. Na oportunidade, o vereador Lúcio Campelo (PR), apresentou questionamentos que devem ser respondidos pelo secretário da pasta, Daniel Borini Zemuner, presente no evento. “Não considere esses questionamentos como avaria contra sua gestão. Estou fazendo valer os direitos do cidadão, do funcionalismo público, e principalmente dos menos favorecidos”, defendeu Lúcio. 

Os apontamentos lidos na tribuna por Lúcio Campelo consideram a falta de medicamentos em unidades de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); problemas em máquinas de pontos eletrônicos; dificuldades de acesso ao Banco de Horas por parte dos servidores – o que estaria provocando divergências e prejuízos; descontos nos salários dos servidores da saúde sem prévia notificação e, ainda, demissão em massa, com percentual de 45% da saúde, de acordo com o Diário Oficial do dia 18 de janeiro.

Descontos em desacordo com o Estatuto dos Servidores Públicos, sem prévia notificação, também foram objeto de questionamento. Campelo ainda pediu  informações sobre o paradeiro de máquinas de Raio-X e de cinco TVs de 50 polegadas. 

Ações

Além dos apontamentos a serem respondidos, Lúcio Campelo cobrou ações da Secretaria Municipal de Saúde no sentindo de criar e divulgar campanhas educativas ativas para alertar a população sobre a dengue, sujeira nos quintais, entre outros. Por outro lado, o vereador ressaltou a necessidade de ampla participação da sociedade, juntando forças com a gestão municipal para um bem comum. “Cada cidadão precisa dar sua parcela de contribuição”, disse.  

Contribuição de Vicentinho Junior

Ao secretário, Campelo lembrou da contribuição do deputado federal Vicentinho Júnior (PR) para a saúde de Palmas. “Vamos juntar forças para que todos possam agir como o deputado Vicentinho que destinou R$ 3 milhões no final do ano passado para a área de insumos, e medicamentos e mais R$ 1 milhão em emenda individual que está colocando esse ano para atender a saúde pública de Palmas”, informou. Daniel agradeceu e colocou-se à disposição.