Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valdo França

Foto: Valdo França

Com uma série histórica expressiva com número de pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), o Tocantins tem realizado campanhas contínuas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e secretarias  municipais de saúde, para busca da conscientização da população para a prevenção.

As mobilizações se intensificam com o período de carnaval. Para tanto, a SES tem orientado os municípios a intensificar as campanhas e ações que visam alertar a população para a gravidade das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chamando atenção para a prevenção combinada (ampliação da distribuição e educação para o uso do preservativo, diagnóstico pela testagem rápida e tratamento precoce). O objetivo é atingir a maior parte da população, promovendo sua divulgação em todos os meios de comunicação, desde mídias impressas e eletrônicas.

Aliado a isso, a SES vem promovendo a formação de novos profissionais habilitados nos municípios para realização da técnica que permite tanto o diagnóstico do HIV, quanto a avaliação para sífilis e hepatites virais B e C, nas Unidades Básicas de Saúde. “Pedimos que os municípios ofertem testes-rápidos de diagnóstico do HIV, palestras educativas, mas principalmente que a população não esqueça que o uso da camisinha é essencial e as mesmas estão disponibilizadas em larga escala, em todos os municípios, mensalmente”, destacou Márcio Tales, assessor técnico da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais.

A preocupação da área técnica é reforçada pelos números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os quais apontam que em todo o Estado, foram registrados 110 casos de AIDS e 304 de HIV, em adultos, em 2017. Em 2018 apesar da queda de casos de AIDS, com 65 registros, o número de HIV cresceu, com 391 casos.

Material disponível

Para este mês, foram disponibilizados 500 mil unidades de preservativos masculinos de 53 mm; 400 mil unidades de gel lubrificante; além de Testes Rápidos HIV, Sífilis Hepatites Virais B e C. “A disponibilização é mediante solicitações encaminhadas à Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais localizada no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, 1º andar e todo o material deste mês já está quase em sua totalidade nos municípios”, afirmou Márcio, acrescentando que Palmas recebe o material diretamente do MS. 

Modo de transmissão do HIV/AIDS

O HIV é um retrovírus, transmitido através de relações sexuais vaginal sem camisinha; anal sem camisinha; oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.