Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao longo da vida boa parte dos adultos perde o hábito de se vacinar, mas o que muitos não sabem é que precisam ser imunizados para não se tornarem transmissores de doenças. A Secretaria de Saúde Palmas (Semus) orienta que adultos e crianças atualizem a caderneta de vacinas em um dos 34 Centros de Saúde da Comunidade da Capital para se imunizar.

Quem tem mais de 60 anos também precisa se vacinar uma vez por ano contra a gripe. Além da vacina contra a influenza esse público também deve tomar a vacina antipneumocócica, que protege de doenças graves, como pneumonia e meningite. 

Por meio de um exame de sangue também é possível afirmar se a pessoa está imunizada contra uma determinada doença.

Principais Vacinas

Hepatite B - são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.

Tríplice viral (SRC) – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.

Dupla adulto (dt) - protege contra difteria e tétano. Você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

Febre amarela – você também precisa ser vacinado uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto. Mas ela é contraindicada para as gestantes e para as mulheres que estiverem amamentando.