Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

"SOS 193 Qual a sua emergência?" é um aplicativo do Corpo de Bombeiros que tem o objetivo de auxiliar a população Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves "SOS 193 Qual a sua emergência?" é um aplicativo do Corpo de Bombeiros que tem o objetivo de auxiliar a população
 

O Governo do Tocantins disponibiliza aplicativos para celular em diversas áreas, com o objetivo de facilitar, ao cidadão, o acesso a informações relevantes. Os aplicativos estão disponíveis no Google Play, para Android. Alguns podem ser acessados livremente e outros funcionam apenas com intranet, para grupos específicos.

Thiago Pinheiro Maciel, presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins, informa que estão sendo realizados estudos para a implementação de novos aplicativos na administração, especialmente visando desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

A servidora pública Marciléia Alves Araújo Silva Vieira, por exemplo, elogia as facilidades oferecidas pelo Portal do Servidor. “Onde a gente estiver pode acessar o aplicativo, ver nosso contracheque, nossas progressões e os cursos ofertados pela Unicet [Universidade Corporativa do Tocantins], por exemplo”, explicou.

Um dos aplicativos mais importantes é o SOS 193 Qual a sua emergência? do Corpo de Bombeiros Militar, que tem o objetivo de auxiliar a população a salvar e preservar a vida humana, oferecendo orientações sobre as medidas básicas a serem adotadas até a chegada da equipe dos bombeiros. A proposta do software é fornecer conhecimento de primeiros socorros à população em geral e estreitar a relação entre bombeiros e sociedade.

Na área da Defesa Civil, o Alerta 199 foi desenvolvido com o intuito de informar e alertar a população sobre situações de risco e como proceder, além de ser um meio de comunicação entre a Defesa Civil Estadual e a sociedade.

O sistema educacional do Colégio Militar do Tocantins também criou seu aplicativo para relacionamento com os pais e responsáveis, o CPM Tocantins – Colégio Militar do Tocantins, que tem como objetivo o acompanhamento completo dos pais e responsáveis, que recebem notificações sobre as informações mais importantes relativas ao aluno.

Tudo relacionado ao trabalho e ao emprego pode ser visualizado no Sine Fácil. Por meio do aplicativo, é possível verificar vagas de emprego de acordo com o local de residência e perfil profissional do trabalhador, além de fazer agendamento. Também é possível pesquisar serviços como seguro desemprego, vínculos empregatícios do trabalhador e consultar abono salarial.

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) tem em favor do cidadão o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) que, embora de abrangência nacional, é de grande importância para os motoristas.

Na área de saúde, o Hemorrede Tocantins oferece, à comunidade, o aplicativo Hemoto Mobile, que se encontra em atualização. Este aplicativo tem como objetivo o aumento da captação de sangue e fidelização de doadores voluntários e regulares, uma vez que o baixo estoque nos bancos de sangue é um problema de saúde nacional.

Intranet

Os servidores civis e militares também estão bem servidos por aplicativos que facilitam o relacionamento interno, como o Portal do Servidor Tocantins, que oferece, aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo do Governo do Tocantins, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo sistema Ergon, uma forma prática e ágil, de consultar as suas informações financeiras, cadastrais e funcionais, por meio de dispositivos móveis. Além disso, disponibiliza diversos serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Administração.

A Defesa Civil oferece o Brigada 199, de uso restrito a brigadistas, gestores municipais de Defesa Civil e bombeiros militares. O aplicativo vem implementando estratégias, auxiliando no combate aos incêndios florestais no Tocantins e no gerenciamento de ocorrências, cursos, formação de brigadas e brigadistas.

Na área de segurança pública, o Portal PMTOdisponibiliza serviços e informações para todos os policiais militares do Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins tem o aplicativo CBM Tocantins e o SIAD Móbileque é uma ferramenta desenvolvida pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), para apoio nas atividades operacionais dos agentes de segurança pública do Estado.