Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cantores, músicos, grupos musicais instrumentais e/ou vocais interessados em participar do projeto 4ª Clássica deste ano têm até esta sexta-feira, 8, para inscreverem seus projetos na Fundação Cultural de Palmas.  Por meio do 4ª Clássica, a FCP disponibiliza o Theatro Fernanda Montengro e equipe técnica para a realização de concertos musicais eruditos e populares, vocais e instrumentais.

Podem ser inscritas propostas de música de concerto popular ou erudita para grupos musicais instrumentais, vocais ou apresentação individual. O grupo musical a se apresentar no Theatro Fernanda Montenegro não terá ônus referente ao uso do teatro, como locação e mão de obra dos técnicos do teatro e ainda terá direito a 90% do valor arrecadado com a bilheteria.

As inscrições serão efetivadas mediante apresentação da Ficha de Inscrição e de registros que possibilitem o conhecimento do grupo musical. O proponente deverá colocar o nome do concerto, release do grupo ou do músico, a formação musical a ser apresentada, o programa contendo nome das músicas, autores e arranjadores, além de uma gravação de vídeo. A proposta deverá ser entregue à direção artística para o seguinte e-mail: quartaclassica.fcp@gmail.com.

As propostas serão julgadas por uma Comissão de Seleção previamente escolhida pela FCP, que levará em consideração os seguintes critérios: qualidade artística e técnica; estar de acordo com o estilo de música de concerto.

Mais informações estão disponíveis aqui ou também podem ser obtidas por meio da direção artística do projeto Quarta Clássica da Fundação Cultural de Palmas, por meio dos telefones.

4ª Clássica

Por meio do projeto 4ª Clássica, que apresenta ao público concertos musicais eruditos e populares, instrumentais e vocais, com o melhor do que é produzido em Palmas, a Fundação Cultural de Palmas disponibiliza o palco do Theatro Fernanda Montenegro para os mais variados grupos musicais, da orquestra à música popular, democratizando o acesso ao espaço público, fomentando a produção e a difusão musical local, e a formação de plateia.

Em 2019, o projeto apresentou 16 concertos, levando a um público de mais de 2.200 pessoas, shows das mais variadas vertentes, como apresentações instrumentais da Orquestra Celebrai, Duo Oliveira e Instrumental Taquaruçu, que apresentaram música clássica, bossa nova e jazz brasileiro, respectivamente; e shows vocais como o Divas, que homenageou grandes cantoras da música mundial, e o espetáculo Viva La América, de Nacha Moreto e Jorge Menarez, entre outros espetáculos.

A maestrina e diretora da 4ª Clássica, Renate Stephanes, ressalta o crescimento e a evolução do Projeto. “É um palco aberto, com toda assessoria técnica dos melhores profissionais para que os cantores criem espetáculos de qualidade para levar a boa música ao público e a gente tem percebido a evolução do projeto”, disse.