Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Os feirantes da Capital que ainda não fizeram o recadastramento ou feirantes novos devem comparecer à Diretoria de Abastecimento e Comercialização das Feiras da Seder, que fica no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante - Feira da  304 Sul, até o dia 15 de março para fazerem o recadastramento.

As feiras são um elo forte da economia de Palmas. Na Capital, os 1.350 feirantes movimentam mais de R$ 6 milhões que circulam mensalmente nas sete feiras da Capital. “É como se fosse uma grande empresa gerando emprego, renda e movimentando a economia local, e para que estes espaços funcionem dentro das normas é necessário fazer o recadastramento 2019 para cumprir a Lei das Feiras, que exige anualmente a renovação do cadastro dos feirantes”, destaca o diretor de Comercialização e Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Ruydelmar Magalhães Fontoura.

O prazo para que os feirantes façam o recadastramento se encerra no próximo  dia 15 de março. “Até o momento apenas 30% dos feirantes já realizaram o recadastramento obrigatório”, disse Ruydelmar Magalhães.

Recadastramento

Para se recadastrar, o feirante precisa comparecer em horário comercial com cópias da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, duas fotos 3x4, comprovante de endereço e telefone atualizado e cópia de certidão de casamento ou nascimento.  Quem não cumprir o prazo fica sujeito à suspensão de sua autorização de feirante, assim como o licenciamento.

Vantagens

Com o cadastramento em dias e o certificado de licenciamento em mãos os feirantes podem obter inúmeras vantagens. Neste ano cerca de 30 feirantes obtiveram linha de crédito em um banco da Capital, com valores que variam de 2 mil a 60 mil reais.

Os feirantes cadastrados e licenciados participam também de inúmeras palestras sobre educação financeira, plano de negócios, legislação, orientação técnica sobre a manipulação de alimentos e normas da Vigilância Sanitária.