Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com objetivo de debater as estratégias e as necessidades de  ajustes para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou na manhã desta terça-feira, 12, uma reunião com representantes de órgãos de fiscalização da segurança e mobilidade, na sede da Seagro, em Palmas. A Agrotins acontecerá entre os dias 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Na ocasião, foram discutidos sobre vistorias, segurança, infraestrutura, logística, funcionamento e trânsito entre outros assuntos. Estiveram presentes ao evento, representantes do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Agência de Trânsito do Tocantins (Ageto).

O secretário da Seagro, César Halum, destacou que o principal é garantir a segurança do cidadão e das empresas que participam do evento. “A estrutura é um pouco afastada da capital e a presença das instituições de segurança, mobilização e saúde, com suas devidas estratégias, são importantes para garantir a segurança dos cidadãos e a credibilidade da Agrotins”, afirmou. A previsão é a de que cerca de 150 mil pessoas compareçam ao evento, este ano, com a participação dos 139 municípios.

Entre os aspectos discutidos, destaques para o planejamento das ações, o posicionamento das instituições no espaço da feira, uma comunicação integrada e  trabalho realizado em conjunto, facilitando a ação das equipes.

O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Major Souza disse que a instituição quer seguir o planejamento, com destaque para pontos específicos que pretende aprofundar e melhorar. “Temos policiamento antes, durante e pós-evento, de forma diuturna e de forma integrada, com a Polícia Rodoviária Estadual trabalhando nos acessos a Agrotins, Polícia Militar dentro do espaço da Feira e Batalhão Ambiental e Guarda Metropolitana também no policiamento, se necessário até dentro do lago”, afirmou. “É importante trabalhar de forma integrada, estado, município e federal, buscando soluções para segurança para evitar danos ao patrimônio público e principalmente das pessoas, completou”.

Ageto

Segundo a representante da Ageto, Lúcia Garcia, além do trabalho por meio de blitz educativas, que fazem parte do calendário da instituição, por meio da campanha Maio Amarelo, a Ageto pretende apresentar uma novidade na Agrotins, que é uma escolinha de trânsito, que visa educar a criança também nos cuidados ao dirigir e através delas conscientizar aos adultos. “A instituição tem projeto para melhorar a sinalização viária nas estradas de acesso à Agrotins, revitalizando lombadas, intensificando as placas de sinalização, regularizando as sinalizações horizontal,  interna e do estacionamento da Feira”, adiantou”.

Para escolha do local onde estarão as estruturas, está prevista uma visita técnica, com participação dos representantes das instituições anteriormente citadas, ao Centro Agrotecnológico de Palmas, no próximo dia 26.

Agrotins

A Agrotins é uma vitrine do Tocantins e região Norte que mostra a força do agronegócio no Estado. A Agrotins acontece, anualmente, dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, ocupando 70 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais especificações de apoio.

Sugestão de legenda: Na ocasião, foram discutidos sobre vistorias, segurança, infraestrutura, logística, funcionamento e trânsito entre outros assuntos.